quinta-feira, março 31, 2011

Anniversaire...

Hei, Erika.
Não sei desejar feliz aniversário, então não espere grande coisa.

Como não tenho twitter, mal mexo no Orkut ou msn, não sei seu telefone e nem te vi hoje, então vai via Blog mesmo. Bem, nas minhas filosofias, percebi aniversário é só um dia qualquer; nós envelhecemos a cada minuto e mesmo assim não fazemos festa por cada um deles. Mas também percebi que, ah, o resto do mundo pensa diferente, então é legal dar um abraço naqueles que, de alguma forma, nos marcaram.
Feliz Aniversário, tudo de bom pra você, muitos anos cheios de vida e muitas realizações.
Nesses (humm....) cinco anos, aprendi muito com você, com suas polêmicas, seus sermões e seus jogos da memória e dominós, rs! E espero aprender um pouco mais nesses dois últimos anos em que conviverei com você - mas, é claro, sem dominós!

Um grande abraço.
Sua aluna que muito te admira,
          Maria Eugênia...



"Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

(...)"

domingo, março 27, 2011

Endless Hope

"Eu já fui jovem há muito tempo e, como muitos de vocês, minha família não era rica." ..."Não havia nada na minha vida que garantisse que um dia eu viria a ser a primeira dama dos EUA."
Michelle Obama com muita sinceridade tentou mostrar aos jovens brasileiros o quanto a vida a surpreendeu e também pode nos surpreender. Nós, jovens de hoje, somos os seres mais preguiçosos da face da terra,ela contou que era pobre mas sempre teve muita vontade e consciência do quanto era importante estudar e o discurso dela me fez pensar : Será que tudo é realmente tão difícil quanto achamos que é?
Será que é tão impossível assim passar no ''bendito'' vestibular, ter uma boa relação com as pessoas, ficar livre de vícios, enfim , ser feliz? Por mera coincidência ouvi uma música do Renato Russo chamada '' Mais uma vez '' e a conclusão que cheguei foi de que a única pessoa que pode fazer a sua infelicidade é você mesmo, não adianta as pessoas que te amam te colocarem pra cima se você não quer sair do lugar. Como já disse, o jovem é muito preguiçoso sim, mas também é o ser humano na faixa etária que mais tem vontade de viajar, se divertir , conhecer pessoas, ser livre e viver... porque não juntar toda essa vontade de tudo pra ter orgulho e se surpreender com você mesmo como aconteceu com a Srta Obama ?


Mais uma Vez -Renato Russo

Mas é claro que o Sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o Sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança



Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança


Marcela

Preguiça? Vai lá no Google!

   As escolas e universidades estão exigindo cada vez mais de seus alunos, são mais pesquisas mais trabalhos, mais textos para produzir, isso dificulta a vida dos estudantes, muitos acham muito difícil abrir a mente e criar seus próprios trabalhos e recorrem ao "mestre GOOGLE".
   A falta de tempo muitas vezes é a causa dos plágios, mas não é uma justificativa.
   Muitas vezes, por falta de tempo ou mesmo por pregiça os estudantes deixam de por a mão na massa na hora de fazer seus trabalhos, e buscam tudo pronto em sites de pesquisa.
   A internet auxilia muito o dia-a-dia das pessoas, principalmente dos alunos, ela é uma grande fonte para você economizar tempo na hora das pesquisas, mas o que atualmente se vê é bem diferente, a internet faz tudo o aluno sequer da-se ao trabalho de ler as pesquisas copiadas da internet, o chamado "ctrl C, ctrl V".
    Em outros casos, em que é testada a "habilidade" dos estudantes, como em resehas, produções de textos, entre outos, a internet é o grande inimigo dos professores.Muitos alunos quando vêm dificuldade na hora de realizar as tarefas vão para o computador que lhes dá tudo pronto. Muitos recorrem à internet não por dificuldade mas sim pela preguiça de realizar o que lhes foi proposto.
   A internet, foi uma das maiores invenções humanas, desde que utilizada como um suporte aos estudos, e tarefas, não como a solução dos problesmas. Além de ser desonesto e um atraso para si mesmo copiar textos da internet e considerar-se como autor, o plágio também é crime, julgado e condenado à multas e indenizações até à prisão do "folgado".


Sávio Moreira Carimbá

Vamos curar o preconceito?

O homossexual antes mesmo de entender o que acontece com ele, no primeiro contato com a sociedade, já é cercado de maus olhares e críticas. Ao meu ver a pessoa já nasce com tendências a ser gay, isso só aumenta com o passar do tempo. Não é doença, é genética. 
E quantos gays não são aceitos pela própria família e sofrem durante a vida toda em todos os grupos que frequentam sendo vítimas de piadas e provocações? As religiões condenam o homossexualismo, será que até Deus é preconceituoso? Desde quando as igrejas têm esse poder de julgar e selecionar fiéis?Todos nós temos que buscar e ter o valor que merecemos e provar quem somos. Se vestir de mulher, maquiagem, salto alto, brilhos por toda a parte e piercing, tatuagens sujas, cabelo raspado, no caso das lésbica, é um jeito de dizer "eu também estou aqui" porém um jeito errado, um jeito vulgar, assim como a máscara do bissexualismo que os gays vestem para tentar uma convivência mais pacifica e menos preconceituosa com a sociedade. Se você é BI, você não é GAY, não totalmente, a diferença é essa.    
 Preconceito na escola, preconceito no trabalho, preconceito na religião e preconceito na própria família. E depois preguntam-se o que está acontecendo com o mundo. Preconceito, isso é o que está acontecendo como mundo.

Flávia.

A moda agora é plágio .

     A internet é uma das grandes evoluções do ser humano , pois temos o mundo em nossas mãos em poucos segundos , vemos pessoas do outro lado do mundo em tempo real , é também um ótimo modo de lazer nas horas vagas . Mas tudo na vida tem o seu lado bom ,  e também o lado ruim , e a internet não está fora disso.
                   Eu vejo a internet pelo lado bom e pelo ruim também. Na minha opnião o lado bom é que temos a praticidade , fazemos uma pesquisa em pouco tempo , e na maioria das vezes com conteudo.E nem sempre tem a necessidade de copiar e colar o conteudo da pesquisa , eu mesmo faço a pesquisa , e tiro o melhor que posso do texto , sem a necessidade de usar o Ctrl+C e Ctrl+V.Só que nem sempre é assim , as pessoas não sabem aproveitar do bem que tem , e quer logo fazer com que facilite a vida , e plagiando vários textos da internet . Esse tipo de pessoa , ou não tem capacidade mental , ou é muito folgado . 
                     Mais é o que temos pra hoje ! Pessoas que fazem as coisas sem pensar , e não sabem que estam fazendo mal pra elas mesmas . Eu acho a internet um ótimo acervo pra pesquisas , mas do jeito que está , esse mal vai continuar .     / express yourself


Renan Monticelli Furtado                 

Ctrl+C e Ctrl+V

O avanço da tecnologia vai fazendo com que se facilite tudo, esse avanço exagerado pode causar sérios problemas para a população, mas facilita a a vida das pessoas, esse avanço exagerado fez com que surgisse até doenças,como o computador é um "agente transmissor" da Ler, doença que antes não existia. A internet virou um grande "problema", pois ao mesmo tempo que facilita, ela atrapalha, ou melhor nós estudantes que não sabemos usá-la.

Quando os professores passam um trabalho, a primeira pergunta de um aluno é "O trabalho pode ser impresso?", essa pergunta está relacionada a facilidade, pois assim muito alunos somente copiam o texto e nem sabem do que ele fala, muitos não sabem nem copiar "certo", conseguem a fazer a proeza de copiar até as propagandas que ficam ao lado do texto e mandar esse trabalho para o professor. O chamado "Ctrl+C e Ctrl+V" é o problema dos professores, que ainda tem que ler os péssimos trabalhos que são feitos a partir dessa ferramenta e conseguir dar uma nota para o aluno. Uma maneira que os alunos fazem para "evitar" que o professor saiba que foi somente copiado, é a famosa troca de palavras difíceis, não acredita é pode acreditar que alguns de nós alunos fazem isso, esses alunos pensam e somente pensam que os professores não percebem as mudanças de palavras.

Os alunos não percebem que o "Ctrl+C e Ctrl+V" somente os atrapalham, pois se o professor pede um trabalho é que o assunto deve ser aprofundado, e pode ser importante. Mas os alunos pensam somente na nota e esquecem que o que vale mesmo é o conhecimento, a nota pode ser que irá fazer o aluno passar de ano, mas para tirar uma boa nota precisa de conhecimento, precisa saber os assuntos. Com o "Ctrl+C e Ctrl+V", os professores tão pedindo o trabalho manuscrito, que provoca uma revolta nos alunos, já que a facilidade caiu pela metade, e agora terão que ler e copiar, a etapa de ler até no trabalho manuscrito pode ser pulada. Os alunos de hoje tem tudo e não tem nada ao mesmo tempo, não sabe aproveitar corretamente das facilidades existentes.

Thales

Do preconceito a "cura"

    Apesar de utimamente na nossa geração virou modinha não ser uma pessoa homossexual, mas sim um tipo indeterminado de pessoa que aparenta ser terminantemente uma mulher, essas pessoas nao se importam pra opiniões alheias, isso as vezes é bom, porque quando voce opta por ser gay, não estaria fazendo nada de errado, muito menos seria uma pessoa doente.
    As pessoas não conseguem ter o homossexualismo como uma coisa natural, uma coisa normal da sociedade, sempre tem aquela onda de preconceito em volta de todos que são um pouco diferente daquilo que eles consideram normal, essa pessoa é excluida da sociedade e considerada até uma aberração, e quem acaba sofrendo com isso é o homossexual, que sofre o preconceito e acaba se achando que ele esta fazendo algo totalmente errado.
    Entao ela procura uma cura pro seu "problema", sendo que na verdade ela nao tem nada de errado apenas nao esta de acordo com aquilo que as pessoas acham que esta certo, ou seja a propria pessoa acha que tem algum tipo de doença e que precisa ser tratada.
O ser humano estabelece um limite padrao e acha que todos não deveriam passar desse limite.
 Hector.

sábado, março 26, 2011

Brasil e EUA

         A primeira-dama Michelle Obama fez um belo discurso para os jovens em Brasília, falando sobre lutar pelos seus objetivos e a importância dos estudos na vida dos jovens. 
        Porém, todos sabem que o presidente dos EUA, Barack Obama, veio ao Brasil para fechar acordos entre os dois países.
        As relaçãoes entre os dois países são importantes para a economia mundial, os EUA investirão mais no Brasil,  e as indústrias brasileiras também encaram essa relação com otimismo. Mas a parceria entre EUA e Brasil pode ser favorável tanto para os americanos quanto para os brasileiros, afinal o Brasil apesar de ser um país em desenvolvimento, possui  muitos recursos naturais  como  a quantidade de água doce, petróleo, o etanol, o biodiesel, a biodiversidade na Amazônia... com tantos recursos, é claro que os EUA irão importar muitos destes produtos brasileiros. O EUA não possuem toda essa biodiversidade que o Brasil têm. Por isso eles (além de outros países)  tentam fazer acordos para que o Brasil forneça esses recursos por um preço melhor e que tenha ótima qualidade. O Brasil deve fazer comércio com outros países e melhorar a economia brasileira.  Mas também deve reservar a maior parte desses recursos para os brasileiros, para que possamos usufruir de produtos brasileiros e não importados ( como muitos produtos que são fabricados na China e importado para o Brasil).
          Nós brasileiros devemos cuidar de todos os reursos que o Brasil possui, afinal moramos num país tropical, rico em água doce e biodiversadade.

Aline Narumi Oshiro

Preconceito: a verdadeira doenca

A falta de ética e o que nos faz ser humanos cada vez piores. O mundo se acostumou tanto a dar valor somente aos bens materiais, que  de nada vale algo se nao estiver  registrado em um papel, ou lhe der alguma remuneração em dinheiro. Nossa sociedade de consumo chegou tao longe, que agora também querem consumir  nossos direitos.  Ate quando continuaremos tentando tirar nossa suposta liberdade?

Inaceitável eh o mínimo que pode-se dizer sobre essa situação.  Ter religião nao quer dizer que devemos ser cegos para os problemas do mundo, acreditando que tudo eh um castigo de Deus ( alias essas pessoas nao podem nem se dizer religiosas, para mim elas nao passam de fanáticas). criar um aplicativo que trata os homossexuais como uma aberracao apenas por prazer proprio ou para agradar certo grupo de pessoas eh um ataque a etica, aos direitos humanos e principalmente a liberdade. A empresa aceitar esse tipo de coisa foi pior ainda. A apple nao teria que escolher agradar a ninguém se antes de tudo ela nao tivesse nem publicado este aplicativo.

Acredito sim que o homossexualismo seja genético, nao uma questão de escolha. Mas o modo como  voce age eh sim uma questão de escolha e mesmo que nao goste ou nao ache certo, voce tem a OBRIGAÇÃO de respeitar. Ser diferente nao eh ser errado. Por acaso eh certo tratar como doença os japoneses, so porque comem peixe cru, ou os indianos, por tratarem a vaca com um animal sagrado? ou então voce criticaria a mulher do oriente medio por usar Burka e a mulher brasileira por usar biquíni fio dental? Cada um tem suas proprias opcoes. acima de tudo somos todos humanos, pessoas. Doença mesmo eh pensar que escolher eh ilegal e ser livre eh errado.

Ana Clara

PS: Teacher, me desculpe pela falta de acentos e pelos ''eh''. o computador esta meio debilitado por aqui, nao me bombe por isso, Beijo teacher linda :)

Human Dogs, after all...

Maria Eugênia


     Coisas acontecem que me levam a perguntar onde esconderam o restinho de humanidade no mundo - se é que ainda existe alguma. Coisas estas que me levam a crer, cada vez mais cegamente, que o homem vem se tornando cada vez menos humano, além de retirar a humanidade de cada nova geração.
     O preconceito é um tema que já passou da hora; nós devíamos nos envergonhar de ainda termos de discutí-lo na mídia e em salas de aula quando já não há nada a discutir. A partir do momento em que ousamos dizer DEMOCRACIA, perdemos todo o direito de apontar e julgar outros indivíduos. Aqueles que enchem a boca para proclamar a liberdade não passam de hipócritas, onde foi parar o direito de escolha?
     No entanto, vivemos cercados por conceitos; crescemos limitados por certos e errados sem ao menos saber quem os decidiu. Deturpamos nossos valores baseando-nos em religiões, filosofias e cálculos, enquanto aqueles antes de nós cumprem seu papel de podar qualquer questionamento e fechar todos os cantos de nossa mente. Tentam ensinar coisas baseando-se no que é normal, no que é "natural". Normal? Natural? O ser humano, como espécie, renunciou todas as suas funções e obrigações consigo mesmo e com seu habitat; no entanto, quer decidir o que é natural! Falar ofende; rir incomoda, chorar é inconveniente. Tudo muito natural.
     No fim das contas, somos ensinados que cada um tem o direito de fazer suas próprias escolhas - desde que que condigam com as nossas.

"Nós somos a causa de tudo de errado no mundo (...), cães humanos no fim das contas."
(Honking Antelope - Serj Tankian)

domingo, março 20, 2011

Pensar, pensar, e escolher o certo

Para muitos jovens o maior sonho é entrar na universidade, principalmente se for numa federal. Mas segundo o MEC é alta a taxa de evasão escolar do ensino superior.
Todos, que somos estudante, passamos a vida estudando para o dia do vestibular, para que possamos tirar boas notas e "entrar direto" numa federal. Nosso sonho e nossa idealização para muitos não passa de brincadeira, acham que é só entrar, tomar a vaga de outros, e desistir se não gostar.
Segundo o MEC a taxa de evasão ecolar no nível superior em 2009 chegou a mais de 20%, muitos estudantes deixam para escolher sua futura profissão na última hora e acabam se decepsionando com a escolha. Outros seguem o desejo dos pais e escolhem algo que seus pais querem e não o que lhe vai dar prazer em fazer.
Embora a escolha de uma profissão seja algo dificil, devemos pessar bastante antes de tomar uma decisão precipitada, para não precisar ter que disistir de algo que foi dificil de ser alcançado, devemos também priorizar as nossas escolhas, e lembrar que a sua escolha é para sempre, é melhor confiar mais nos nossos gostos do que em testes vocacionais da internet,ou nas escolhas dos pais, já que quem vai trabalhar todos os dias será você!

Sávio Moreira Carimbá

Evasão escolar no Brasil

  A evasão escolar hoje em dia é uma coisa bem comum. As pessoas já até se acostumaram com o fato de muitos alunos saírem da escola antes da hora.
  Um dos motivos que os pais desses alunos alegam é que os filhos pararam de estudar pra trabalhar e ajudar em casa, desinteresse e proibição desses próprios pais, motivos mais vistos em alunos dos anos finais do ensino fundamental e pelos próprios alunos do ensino médio. Outros motivos de evasão escolar de alunos do ensino fundamental são morar distante da escola, falta de transporte, não ter um adulto para levar à escola, doenças ou dificuldades dos alunos. 
Está faltando mais incentivo e atitude do governo já que a maioria desses alunos vive em condições socioeconômicas, geográficas e culturais muito baixos. Muitas escolas não têm qualidades e nem incentivos fazendo com que os alunos percam a vontade de estudar .
Segundo dados de 2007 o número de evasão escolar no ensino fundamental são 4,8% e no ensino médio 13,2%.
 Para essa situação melhorar basta que o governo forneça para os alunos do Brasil ensino básico de qualidade e transporte para os que moram longe e mais incentivos através de projetos, programas até como trabalhos comunitários em que os alunos de baixa renda ganham para ajudar em suas casas.
                                                           NICOLE LINO GARCIA

Um não a maconha

Não se pode deixar de reprimir o uso da maconha, a descriminalização não pode somente ser vista do ponto de vista econômico mas também deve ser vista à saúde e segurança pública. Uma indústria maconheira não acabaria com o tráfico da mesma. A maconha, por não ser vista com tanta banalidade quanto o álcool ou o cigarro comum, grande parte dos usuários sentiriam-se reprimidos ao comprar em lugares públicos, fazendo assim comércio ilegal e não pagando impostos. Muitos ao tratar da legalização consideram somente a filosofia ''cada um tem suas escolhas'' porém a fumaça da maconha prejudica o não fumante assim como,ou mais, que a do cigarro normal, pois o cheiro é pior. A maconha é somente um trampolim para o uso de drogas altamente viciantes o que hoje é uma grande justificativa para a violência.  

Flávia.

A Educação no Brasil

   É notavel a decadência do ensino no Brasil. Infelizmente falar em educação é fácil, mas colocar em prática é difícil, os resuldados são visíveis, só não vê quem nao quer.
   Principalmente nas escolas públicas, vê-se o descado dos governantes, pois não há incentivo, o investimento na educação é precária, com isso desde a educação infantil até o ensino superior há uma grande evasão escolar.
   Os dados das provas aplicadas aos alunos das escolas públicas, nos mostra como precisa de melhorias na educação. Começando pela educação infantil que é a base para futuros profissionais com competência.
   O problema não é só político é também social, pois a educação começa em casa, com a família.
   Como disse a presidenta Dilma, "devemos nos alertarmos, sugerirmos, apoiarmos e cobrar tudo que é preciso fazer para realizar a Revolução na Educação". Todo cidadão deve contribuir, cada uma fazendo sua parte e sempre o melhor.
   
       Laila Fernanda

Violência universitária

Jovens em faculdades estão sofrendo violência aplicada em trotes universitários, o que deveria ser um meio de integração social e troca de experiências entre novatos e veteranos.
Humilhações e agressões vêm se tornando perfil de tal "brincadeira", pondo insegurança em novatos logo nos primeiros dias de aula no novo mundo estudantil. Este bullying insano prejudica alunos física e mentalmente, o suficiente para se ter notícias de acontecimentos graves em jornais nessa época todos os anos. E o pior é que muita gente ainda acha que tal ação é normal de jovens.
O ideal seria que as próprias faculdades orientassem estes alunos, ou até mesmo banissem tais ações violentas, transformando-as em atividades beneficentes. Atualmente existem trotes solidários, como, por exemplo, doação de sangue, arrecadação de alimentos, etc.
A violência aplicada dentro de uma universidade não traria pior consequência fora dela?

Rubens Guilherme

Curso superior com qualidade duvidosa

 No Brasil os cursos superiores não são o que todos pensam, o baixo PIB na educação favorece o crescente número  de escolas de má qualidade. 160 mil alunos hoje estão em um curso superior de qualidade ruim, e quando esse formarem? Eles irão exercer cargos no Brasil é claro, esses profissionais podem ser médicos, advogados (se conseguirem passar na prova da OAB)...Olha os riscos que estamos correndo, um “profissional” formado em um curso ruim, gera um profissional mal preparado, por isso que estamos vendo nos jornais quase todos os dias, os erros dos profissionais, podendo gerar a morte das pessoas, como no caso da enfermeira que injetou vaselina em uma menina pensando que era um medicamento.

O problema ainda continua, pois de 4449 cursos, somente 1723 já passaram por uma avaliação do MEC, enquanto os outros não passam pela avaliação, como podemos escolher um curso que realmente seja bom? Não sabemos escolher pela qualidade, o brasileiro escolhe pelo gasto, o de menor gasto é o bom para ele, também não precisa exagerar e escolher a USP sendo que você mora no Acre, que com certeza o custo irá ser alto, mas porque não escolher um realmente bom próximo ao seu Estado.

Os cursos que já foram avaliados pelo MEC, em três anos de avaliação 40% tiveram notas entre 1,95 e 2,95, no MEC os que têm nota três são regulares, e teve cursos ainda com conceito abaixo de 1, que educação é essa? Como que deixam cursos com rótulo de regulares abrigarem alunos? Que profissionais serão esses? Se o curso não tem capacidade de tirar um conceito bom, então que feche esse curso, o governo brasileiro tem que fechar esses cursos de má qualidade, e somente exigir que um curso permaneça no “mercado” com um conceito digno para conseguir formar um ótimo profissional.

Thales 

Da brincadeira à violência.

A data mais esperada pelos calouros, hoje é o maior temor dos mesmos, o primeiro dia de faculdade. A recepção dos veteranos o que antes era apenas uma brincadeira inocente, se tornou algo humilhante e nas piores circunstâncias, algo violento. Trotes irracionais frequentemente são focos das notícias publicadas em jornais, revistas e TV. Inicialmente, a intenção dos trotes era comemoração e integração dos alunos, mas a falta de limites e consciência tomou conta de alguns alunos que agem fora da lei. Algumas vezes, esses atos deixam graves sequelas e podem também levar a morte.
É necessário que haja uma conscientização vinda da família e principalmente da faculdade e uma repreensão a quem pratica esses atos para que os calouros possam ir tranquilos para seus primeiros dias de faculdade e que se torne um dia de comemoração e integração.

                                                              - Isabella Avelar

sábado, março 19, 2011

Dá pra parar?!


Nos dias de hoje bissexualismo, transexualismo e o homossexualismo estão tomando novas críticas. Quase podemos dizer que eles existem desde sempre, só o modo como são vistos é que se transforma.
Há muito tempo o homossexualismo principalmente foi tratado de uma forma extremamente preconceituosa, com muitas agressões familiares e públicas. Porém a impressão que eu tenho é que a opinião das pessoas mudou para pior. A grande propaganda contra o preconceito já fez e faz cada vez mais diferença, mas em lugar dela, a mídia ( pra variar ) de alguns anos pra cá tem tomado a postura de tratar tais opções sexuais como motivo de chacota, colocando em seus programas gays, transexuais e lésbicas com uma forte intenção de humor. Casos não faltam : BBB11 Aryadna(transexual) , Daniel ( gay ) , Diana ( Lésbica ), tenho certeza que quase ninguém duvida que eles não foram colocados no programa por sorteio. Tem também o zorra total com o personagem Patrick que sem duvida era motivo proposital de muitas risadas. Uma rede de televisão poderosa como a que dirige esses programas obviamente influencia muita gente que espalha essas concepções ignorantes por onde vão. É bem possível imaginar como as pessoas que são ridicularizadas se sentem, sempre há uma polêmica em alta, uma pesquisa, piadas etc . Será tão impossível apenas tratar realmente a opção deles como algo que tanto enchemos a boca pra falar hoje em dia, “normal” ?
Ou a polêmica é tão desenfreada a ponto de daqui alguns anos a perseguição ser com os próprios heterossexuais ?! 

Marcela 

Humano irracional .

 Sabemos que hoje em dia , entrar em uma universidade , é necessario, para que você se realize profissionalmente . Crianças e jovens crescem com o conceito de passar no  vestibular, para entrar em uma faculdade e ser um bom profissional , mas é nesse  ambiente em que o aluno vai realizar seu sonhos e crescer , que ocorrem atos terriveis de vandalismo e ignorância .    
              Passar no vestibular , para muitos é uma vitória , e motivo de comemoração . Mais na maioria das vezes , não são boas comemorações . Vemos trotes absurdos por ai , alunos se alcoolizando , a o ponto de pararem em hospitais , ou fazerem loucuras , por estarem embreagados . Alunos cometendo atos inconsequêntes , agredindo e humilhando novatos . A que ponto isso pode chegar ? Não somos irracionais para fazermos isto . Passar no vestibular não é motivo para jovens sofrerem  bullying . 
          Na minha opnião , acho que o governo deveria criar uma lei , proibindo , qualquer    tipo de ato ofensivo e agressivo em trotes , ou até mesmo proibirem os trotes . Porque vemos muito por ai , alunos inseguros , e com medo do que pode acontecer ,e por mais incrivel que seja , também vemos alunos que ja passaram por isso , fazendo o mesmo com novatos . que absurdo !        

                                                                                                                     Renan Monticeli Furtado                                                                                                                                                        

Veteranos irracionais

         Virou rotina, onde todo começo de ano as noticias sobre vitimas de trotes que são violentadas a cada dia vem crescendo, é incrivel como uma pessoa capacitada de passar em um concurso publico possa ser tão irracional a ponto de ferir os calouros com queimaduras, violentando, alcoolizando e humilhando em frente a uma plateia que considera essa tremenda violencia uma brincadeira engraçada, o trote pode ser legal, e engraçado quando feito por amigos, como uma comemoraçao, agora ser violentado por veteranos que acham que tem o direito de te tratar como uma pessoa inferior só porque ja passou por isso?
          Quando se passa em um concurso automaticamente vem aquela felicidade e logo no primeiro dia, aqueles veteranos te cercam como se voce fosse um alvo a ser executado, te violentam e acham que aquilo é a coisa mais normal do mundo, agredir e humilhar os calouros, onde a felicidade e a comemoraçao de ser aprovado em um concurso acaba se tornando um pesadelo.
         O trote nao deveria ser proibido ou algo do tipo, a comemoraçao pode até ser feita e toda aquela brincadeira mais é preciso estabelecer um limite, quando o trote nao vai além de uma brincadeira, o trote deveria ser um tempo para que os calouros se conheçam melhor e façam amizades com os veterranos.Quando se atravessa uma linha onde o trote passa a ser uma agressão fisica e moral para aquela que pessoa, que imediatamente quando violentada o veterano se torna uma pessoa horrivel e maliciosa, os veteranos que deveriam ser um exemplo aos calouros acabam sendo irracionais e pode acabar até se tornando um criminoso.

Hector

sexta-feira, março 18, 2011

O impacto do Trote

Estar em uma universidade é algo cobiçado por muitos jovens. Descobertas, realizações, conhecimento, é tudo o que mais buscamos; porém ao chegar às universidades, estudantes têm sido humilhados, e aqueles veteranos que tinham que te acolher como amigo lhe trazem mais terror.
O trote violento faz com que novatos se sintam mais inseguros e pressionados a fazer algo que não querem. Bebidas, sujeira e muitas brincadeiras de mau gosto não são a melhor forma de se receber um novo estudante.
Os veteranos, que já passaram por tudo isto, deveriam repensar sobre esta atitude, e ao invés de descontarem em novatos, com trotes violentos, poderiam se unir e incentivar um trote mais amigo e acolhedor, que priorize a diversão sem humilhar e pressionar novos estudantes.


Iara Tonon

Evasão escolar

         Um dos maiores problemas que a educação brasileira enfrenta é a evasão escolar que ocorre quando um aluno abandona a escola.
         A evasão significa a perda de alunos que no futuro poderão seguir uma carreira brilhante, além de dar prejuízos econômicos ao país. As principais causas da evasão podem estar ligadas a questão financeira, geográfica( tem muitos alunos que moram longe de sua escola e não tem transporte escolar), desistência do curso, dificuldades de aprendizado, falta de incentivo... Do 6º ano até 9º ano do ensino fundamental, vi muitos colegas que tinham dificuldades ou não se interessavam pelo aprendizado, e no final do ano acabavam desistindo de estudar ou foram reprovados, depois começaram a trabalhar. Alguns perceberam que estudar é essencial, voltaram para a escola e se esforçam para aprender cada vez mais. Atualmente temos vários veículos de informação como internet, televisão, rádio... temos que tirar proveito deles e acompanhar as notícias do Brasil e do mundo, pesquisar e até ler livros famosos. Ficar conectado com o mundo é aprender algo novo todos os dias.
          Para  combater a evasão, as pessoas devem conscientizar-se sobre o estudo e aprendizado, que isso será necessário para a vida dela, o governo também poderia oferecer mais incentivos aos alunos, reformar muitas escolas que estão em péssimas condições,  oferecer  transportes escolares aos alunos que moram longe da escola, os professores devem ter mais paciência com aqueles que têm certa dificuldade em aprender, não podem desistir só porque o aluno tem dificuldade, e sempre incentivar ele a estudar  mais. A educação no Brasil está melhorando cada vez mais e exige o estudo de todos nós, alunos.  Aprender  algo novo nunca é demais e serve para seu prórpio desenvolvimento.


Aline

quinta-feira, março 17, 2011

A mudança onde ela tem que estar

Em meu primeiro dia no SENAI, o professor, olhando para a sala cheia, mais ou menos 22 alunos, ouvindo o comentário de um deles que disse: "nossa, muita gente que passou na seleção não veio" disse: "Isso é normal. Dos que estão aqui vão desistir metade, e se dez se formarem, uns cinto terão aprendido alguma coisa, desses cinto, um ou dois serão realmente bons profissionais." Todos se admiraram, negaram, disseram que que aquilo não poderia ser verdade. Hoje, a três meses da formatura somos sete, e notas altas mesmo só dois.

Esse exemplo é um retrato do que seria a educação brasileira se não estivesse escrito na constituição que todos cidadão tem direito à educação gratuita e de qualidade, e que o estado pode punir quem impedir que isso aconteça. Somos obrigados e pagam-se aos pais para fazerem suas crianças irem à escola todos os dias.
Nunca nos foi ensinado que estudar nos faz ser melhores como pessoa, crescer, entender o mundo e conhecer tudo que há de fascinante nesse planeta. Aprendemos que a escola é um xarope amargo, que se não tomarmos por bem nos será enfiado boca abaixo, e se mesmo assim resistirmos e não tomarmos, nosso destino será inevitavelmente puxar uma carroça durante o resto de nossas vidas.

Os jovens que crescem ouvindo isso chegam ao ensino médio vendo qualquer oportunidade de não estudar como um bonus, ficam felizes por não serem obrigados a fazer um curso ou escrever toda semana em um blog de redação.

A mudança que a nossa presidenta Dilma tanto quer tem quem que ter o objetivo de alcançar a mente da sociedade. O primeiro passo para isso ela mesma deu: deixou toda a população penssando porque a primeira presidente mulher, ou presidenta, como prefere ser chamada, falou tanto de educação e escola ao tomar posse de um pais que acabou de descobrir um lago de petróleo bem no seu quintal. Parabéns a Dilma e a todos que sempre acreditaram que a educação é sim um remédio, mas que não tem um gosto amargo.

Sthefania
  

''UnBullying?''

É fato que o ocorrido na Universidade de Brasília  foi um ato de bullying, vandalismo e violência. O pior dessa história toda foi que o grupo prejudicado foi aquele que tentava evitar que os trotes acontecessem e se manifestava para isso. Os veteranos que praticam o bullying estão tendo o domínio sobre outras pessoas, pela permissividade dada à eles. Infelizmente, os policiais e responsáveis da universidade não agem por lá. Aliás, a presença da polícia em um lugar desses já não é um bom sinal, pois mostra que os atos de violência e emergência já estão previstos (e as pessoas já se acostumaram). Ninguém se acostuma, nem faz isso por escolha própria. Dizer que a bebida já faz parte desses eventos é uma forma cômoda de se conformar com os muitos menores de idade que estão lá, consumindo algo que,para eles, é proibido por lei.

Os trotes violentos continuam assim, porque, por incrível que pareça, os calouros que passaram pelo trote hoje fazem o mesmo como veteranos; sinal de que falta consciência nos próprios alunos da universidade.A notícia que se espalhou pela internet e pela televisão UMA, entre tantos outros casos que ocorrem todo ano. Passar no vestibular é motivo de alegria, comemoração e festa, mas isso inclui a RESPONSABILIDADE. As universidades deveriam investir melhor nisso, promovendo eventos interativos para receber os novos alunos, de forma divertida e, com certeza, muito mais pacífica.


Ana Clara

quarta-feira, março 16, 2011

Deseducação

Maria Eugênia


     Apesar do grande investimento na área da educação feito pelo último governo, na prática, ainda deixou muito a desejar. A maior parte desse investimento esteve direcionada a cursos superiores e técnicos, o que é muito bom para a necessidade de profissionais qualificados no mercado, mas isso é só mais um reflexo do imediatismo característico da nossa sociedade. O resultado são estudantes abandonando a escola e, quando não o fazem, saindo mal formados. O mal de um país mal educado, é o pouco discernimento quanto à propaganda. A população jovem sente-se satisfeita por ouvir que há grandes investimentos na educação e que terão maiores chances de chegar à uma boa universidade. Então volto a dizer que isso traz resultados imediatos, ou nem isso. Falta visão de futuro às pessoas, mas nenhum governante quer deixar os louros para seu sucessor, quer? E enquanto isso, crianças e jovens sofrem em escolas ruins e ambientes inadequados para recebê-los.
     Professores desinteressados e indiferentes. Construções muitas vezes perigosas. Mobília despedaçada. Pouca higiene. Para grande parte dos jovens alunos brasileiros, essa é a realidade encaram todos os dias. Muitos deles nem chegam a pensar na possibilidade de uma universidade no futuro, pois não teriam condições para se manter fora de casa ou cumprir as exigências do ensino superior, sendo que tiveram uma base tão fragmentada. Há aqueles que frequentarão a escola até a quarta ou quinta série, visando apenas noções básicas de leitura e escrita para, então, poderem trabalhar; outros nem ao menos aprenderão a ler, pois seu único motivo para ainda frequentar a escola é o alimento. Saber da pouca atenção direcionada aos nossos jovens deveria ser o suficiente para envergonhar um país que vende sua cultura e folclore para o exterior. Mas não o é.
     Além de receberem as crianças em ambientes pouco higiênicos, violentos, perigosos e mal estruturados, as escolas públicas e estaduais desvalorizam os professores de forma nunca imaginada em qualquer outro país. Há indíces surpreendentes de professores abandonando escolas devido a doenças mentais, tamanha a pressão a que são submetidos enquanto têm que conviver alertas quando a facadas e tiros de alunos.Qualquer país que se preze e que deseje ter uma população que viva bem, trata a educação como prioridade; e não o carnaval e o petróleo.  Uma má formação têm repercussões catastróficas na sociedade. Tomo a liberdade de citar o filósofo Gaudêncio Frigotto, que diz que "o resultado é político, cultural e ético. Ninguém senta para analisar quem produziu esses seres humanos tão monstruosamente frios na barbárie do carro que arrastou uma criança no Rio de Janeiro. Eles não são naturais, são historicamente produzidos." 
     A população brasileira precisa - ainda - de uma mudança de pensamento, de visão aberta e senso crítico quanto à realidade que encara. Enquanto a nossa educação for tratada com tanto descaso por nós mesmos, a realidade do Brasil continuará a ser a violência, a fome, a corrupção e a miséria. A máxima corrente afirma que os jovens de hoje serão o futuro de amanhã. Alguém já se perguntou quanto tempo mais nosso país levará para amadurecer?


(Para quem se interessar, é uma reportagem muito interessante e bem feita.)

Nota de Bem-vindos!

Olá, turma!


Que todos aproveitam bem este espaço e exponham aqui suas ideias, opiniões e tudo o mais que desejarem e que seja interessante para o nosso crescimento!  Lembrem-se de postar um material por semana e aguardar meus comentários.  Um aluno também poderá intervir no comentário do outro, tudo bem?  As minhas postagens serão sempre aos domingos!  Bjs e não se esqueçam de dizer Muito obrigado/a à colega ClaraGema, que tão gentilmente criou o nosso blog!  Valeu, MarieClaire...


Até domingo!    

Primeiro texto e orientação :)

 Estou colocando aqui o primeiro post, como um exemplo do que vocês,colegas do 2º ano, devem fazer. Muitas pessoas entraram no blog e continuaram com dúvidas quanto ao que escrever, e como postar. Aqui, nós seguimos o Blog da professora erika ( www.fraukress.blogspot.com) e o de redação, do 3º ano ( pra termos algumas referências). O que tem que ser feito é: entrar no blog da Erika e ler os textos. Depois disso, escolher um e fazer uma redação, um parágrafo, argumentação, reflexão, etc. sobre o texto escolhido. Com o texto escrito, é só postar (clicando em ''Nova postagem''), com o seu nome em baixo, para que a professora possa avaliar depois.  Pode-se escolher qualquer texto postado pela Professora, mas também é importante ficarem atentos aos novos posts e poderem atualizar melhor seus textos.

Grata, Ana Clara.