sexta-feira, setembro 30, 2011

A decadência da escola pública

Hoje o número de jovens e crianças que estudam em escolas particulares é realmente alto.  Os motivos para que os pais tomem esta decisão é normalmente a pouca disciplina, falta de educação de muitos alunos, e principalmente a violência que temos encontrado dia pós dia nas escolas publicas.
Eu, como uma aluna de escola particular a dois anos, devo admitir que meu principal motivo para sair da escola pública foi a falta de matéria que era preparada para as aulas. Não se dá pra comparar o conhecimento adquirido em uma escola particular com uma publica. Outro motivo foi a falta de interesse de alguns colegas, que normalmente acabavam atrapalhando os que queriam estudar, e a falta de comprometimento de certos professores e suas colocações em matérias que não eram de seu currículo. Enfim, motivos foram muitos para que eu optasse estudar em uma escola particular, principalmente por planejar um futuro melhor.
Apesar de muitos motivos, é terrível saber que enquanto estamos pagando por um futuro melhor, o governo deveria nos proporcionar isto. As escolas públicas estão sim em decadência, e enquanto nosso governo não se  lembrar de que precisa formar cidadãos melhores sem que estes tenham que pagar por isto, nossa sociedade continuará a sofrer tamanha desigualdade.

Iara Tonon

É hora de apoiar a felicidade

É normal que a igreja católica tenha reações contra o casamento gay. Cada um forma sua opinião, mas será que não deveríamos apoiar as pessoas que somente querem ser felizes?
A igreja católica sempre expõe seus princípios sobre certos assuntos, mas às vezes deixa de questionar temas que estão presentes em sua comunidade, como a pedofilia. Já é hora de apoiar as pessoas que querem ser felizes independente de sua opção sexual, e passar a se importar mais com os acontecimentos que os cercam.
A sociedade ainda é muito fechada para temas como este do casamento gay, porém temos que deixar as aparências de lado, e aceitar as pessoas como elas são, porque o que vale é a felicidade de cada um, e se a pessoa acredita que seu companheiro o faz feliz, o que vale mesmo é o sentimento de um pelo outro.

Iara Tonon

quarta-feira, setembro 28, 2011

Greve dos professores

O governo de Minas Gerais está escondendo o que está acontecendo com os professores, mas sabemos que há uma greve forte que há até pessoas fazendo greve de fome, é inacreditável ver o governo não melhorando a vida dos professores, muitos dizem que não melhora a situação por que não é uma profissão que o profissional corre perigo, se o governo pensa assim, então é um pensamento ridículo e é m governo mal-informado, pois estamos vendo que há alunos principalmente de escolas públicas que ameaçam os professores devido uma nota ruim recebida e por até uma punição por cometer atos em um momento errado, que é o momento de aprender, ou seja, na aula. Estamos vendo que alunos estão batendo em diretoras, como foi aqui em nossa Minas Gerais e percebemos que o nosso Estado não está bem como em seus próprios comerciais, Minas Gerais precisa fazer menos propagandas enganosas e investir corretamente na educação, pois é uma ação ridícula não investir nos professores que são a base de todo o conhecimento, pois cada profissional formado passou pelas mãos de professores, é um ciclo se não investir nos professores no futuro formaremos médicos "tão bons" que cometem um grave erro como de trocar soro com vaselina líquida...é Anastasia precisamos valorizar nosso professores que já estão ficando escassos no mercado devido a falta de valorização, as pessoas precisam pagar os altos impostos cobrados pelo Governo Federal e como vão paga-los já que não recebem uma boa quantia.

Thales Lenzi

Casamento Gay

O casamento gay é um assunto que está dando oque falar nesse ano, a Igreja é contra o casamento, por estar "ferindo os princípios da Igreja", mas todos sabemos que a própria instituição é marcada por padres que são pedófilos, então vemos que há uma coisa errada, é melhor haver o casamento de pessoas do mesmo sexo e que há sentimentos entre elas do que haver abuso sexual de crianças por parte de participantes da instituição que controla oque fere a ética, mas desde quando ser pedófilo é normal? Pedofilia é um crime, mas já que são Padres a Igreja esconde um pouco o caso e somente afasta o Padre do seu "cargo". O casamento gay já era para ser uma medida antiga já que com o avanço da mídia que mostra em realities shows gays que são felizes do jeito que são, não que sejam anormais, mas são pessoas que se diferenciam das outras buscando a felicidade do jeito que mais gosta, ou seja, do jeito normal de ser. As pessoas tem o direito de serem livres e de ser felizes, mas o que que tem de errado de buscar a felicidade sendo gay? Porque que não podem viver a vida juntos como se fossem "normais" - de acordo com a Igreja? O Mundo precisa mudar e aceitar novos conceitos e ideais, e nesse MUNDO está inclusa a Igreja, que deverá mudar o seu ideal e deixar as pessoas serem felizes do jeito que são.

Thales Lenzi

terça-feira, setembro 27, 2011

Minas avança na deseducação

A classe mais importante do país é a mais desvalorizada. A união sempre fez a força, no caso dos professores o problema maior não a desunião e até mesmo o comodismo da parte de alguns, mas sim a incompreensão   de alunos e pais que se revoltam contra os professores quando é o momento indispensável para um apoio de todos. É inadmissível como sentiram-se 'aliviados' com a contratação de novas pessoas para lecionar no lugar dos grevistas, foi só mais uma demostração de desdenho com os professores. A greve não é agradável pra ninguém, os professores não gostam de fazer greve, existe um motivo uma causa maior para isso.
Já completam mais de 100 dias de greve sem qualquer avanço e com propostas que chegam a ser patéticas da parte do governo. É vergonhoso saber que por questões pessoais-partidárias ou por pura falta de interesse deixam a greve chegar nessa proporção. Mesmo querendo, não sei se acredito num bom desfecho desta história, era preciso uma grande mobilização de envolvidos ou não e isso não acontece pois a grande massa acredita no que vê na tv, e esta não mstr a realidade, ninguém tem conseguido enxergar como tem sido sofrida a luta dos professores. Para a grande maioria a greve é ilegal e desnecessária, tudo porque quem tem poder , dinheiro  e controle da mídia consegue virar qualquer jogo neste pais. 

Flávia Rodrigues Borges.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Um Olhar Estrangeiro Sobre o Brasil

Nicole Garcia


Nosso país atrai muitos turistas  de vários países em distintas épocas do ano por suas belezas naturais paradisíacas,  nossas praias , o clima , nossa culinária que possui um tempero especial e “fisga” pelo estômago muitos estrangeiros.  A beleza singular das mulheres brasileiras já atraiu muitos pretendentes das mais variadas parte deo mundo e muitos casamentos já se realizaram. Mas não é só isso, a hospitalidade do povo brasileiro também tem atraído o olhar estrangeiro.
Esses são alguns motivos que  fazem do nosso Brasil um país muito querido e visitado por muitas artistas. Porém, cantores como  o rei do pop, Michael Jackson que gravou seu clip no  Morro Santa Marta no Rio de Janeiro e no Pelourinho em Salvador e não foi o único, as cantoras Beyonce e Alicia Keys que fizeram de favelas do Rio de Janeiro o cenário de seus  novos clips, Beyonce da música ”Put It in a Love Song” no Morro da Conceição, no centro do Rio de Janeiro e Alicia Keys  gravou no mesmo morro e na favela Santa Marta, na Zona Sul carioca, mesmo local em que Michael gravou o clip da música “They Don’t Care About Us” não utilizaram como cenário  os lugares mais belos do nosso país.
Com tantas belezas brasileiras para serem mostradas, qual poderá ser o fascínio desses grandes nomes da música em mostrar um cenário de tensão, violência e insegurança? Será esta uma forma de mostrar nosso Brasil como sendo um país inferior em relação ao deles? Ou simplesmente parecerem-se fortes em um cenário  que é palco de tanta violência, ou ainda passar  a imagem de que é possível viver em  um lugar como esses e ter sensualidade como Beyonce e Alicia Keys? Sabe-se apenas que eles dizem amar nosso país. Será apenas gentileza?
O fato é que nosso país é lindo, mas como muitos outros tem suas falhas, talvez até um pouco demais, o que costuma ser tão bem lembrado pelos estrangeiros, falam eles da violência,  da pobreza, da falta de policiamento, da corrupção, da falta de sinalização, etc.  Isso nos ajuda a enxergar por outros olhos o que precisa ser mudado em nosso país e que essas mudanças devem acontecer logo antes que em um efeito “bola de neve” possam surgir novos problemas.

10 anos sem WORLD TRADE CENTER "o desastre da década"

 Venho postar hoje sobre esse assunto de tanta espiculação na mídia mundial,mas como sabemos os E.U.A têm vários assuntos polêmicos que nem todos sabem.E também naquela época eu nem me lembro bem dos assuntos tratados pelos países já que eu tinha 6 anos de idade.Meu pai e minha mãe ficaram assustados com a notícia que apareceu no programa "Fantástico" na rede Globo de Televisão e eu também pensei "Ó coitados" deles e hoje penso diferente sobre este assunto.
 E vi aquele  avião atingindo a ala sudoeste do edifício e atravessou os anéis E, D e C. Calcula-se que tenham morrido em torno de 130 funcionários do governo americano. O local atingido abriga gabinetes executivos do Exército, além dos escritórios da Secretaria de Guerra. Fica em frente ao heliporto usado por autoridades. Previa-se que o presidente George W. Bush usaria essa instalação ainda naquela manhã, quando retornasse da Flórida. Ou seja, tudo leva a crer que os terroristas possuiam informantes dentro do próprio governo dos Estados Unidos. Um dos pilotos que comandou a destruição possuia dois cursos superiores na Alemanha e teve diversos treinamentos nos Estados Unidos. Daí se pode observar que o plano foi orquestrado friamente e por pessoas de alto gabarito e muita determinação.


Paulo Ricardo.

Enem um avanço na educação Brasileira.

   O Enem passou da hora também de ser valorizado em faculdades e instituições Brasileiras.Já que envolve o ensino médio do país contendo a educação em um nível de "pré-vestibular para nos estudantes do ensino médio.O aumento da nota para nós alunos será mais um motivo para darmos o sangue estudando para estudar em uma faculdade de respeito.Vou terminar meu texto dizendo que o governo também deveria olhar para a educação Mineira já que aqui temos professores querendo um melhoramento no salário, e não têm pois se engloba outras coisas que são desnecessárias de comentar aqui em  um avanço da Educação Brasileira.

Paulo Ricardo.

Casamento Gay

     O casamento é regulado e protegido pelo Estado, de forma específica, em atenção ao seu valor social, não comparável com o de outras formas de união.Depois do aborto livre e do divórcio facilitado entramos na discussão do casamento gay com adoção de crianças.O casamento, mesmo no plano civil, é a união entre duas pessoas de sexo oposto, independentemente da sua orientação sexual.
       A humanidade não se divide entre homossexuais e heterossexuais, mas entre homens e mulheres.A ideia de casamento é indissociável da de constituição de uma família em que possa haver filhos, com pai e mãe. Não percebo aqueles que questionam constantemente os valores essenciais da sociedade, que desvalorizam o casamento entre pessoas heterossexuais , no caso dos homossexuais, defendem o casamento em vez da união de duas pessoas homossexuais que vivam juntas, mas que não se chame a isso casamento e muito menos se coloquem crianças à mistura.
      Não ponho em causa que existam outras figuras que defendam os legítimos interesses .Hoje, o casamento é uma instituição cujos valores não têm rigorosamente NADA a ver com as raízes do mesmo.


Savio Henrique Galdino

Greve em MInas Gerais até onde irá?

 Bom eu como já fui aluno de escola pública,vi várias coisas dentro dela como:professores reclamando de salários,alunos revoltados,brigas entre alunos,ignorancia de pais etc.Mas essa greve veio se acarretando com todos esses ícones e também outros já que os nossos professores da rede pública são bem estudados e mal remunerados pelo governo.Eu torço pelo acordo do governo Mineiro com nossos professores públicos,para a educação Nacional.
 Outro assunto também envolvido com a educação é a Copa 2014 aki no Brasil já que querem mostrar uma "cara linda" do Brasil eles gastam com estádios e esquecem de nossa educação já que é tão importante para o desenvolvimento Brasileiro no Cenário Mundial.

Paulo Ricardo

Casamento gay.

Bom pelo meu ver esse assunto é muito difícil de comentar,pelo qual há países que aceitam essa prática
e aqui no Brasil há uma grande influência Catolicista em cima da Sociedade.Com tudo isso vemos esse assunto um pouco mais com os pensamentos fechados.
 Nesta prática também eu não aceitaria isto como pessoas perto de mim praticando esse ato,pelo qual isso influi muito por ser gente ter valores,metas e sonhos.No casamento gay acabaria com esses valores pessoais que todos nós temos.Bom eu sei que alguns vão me criticar mas esse é meu pensamento sobre esse assunto tão polêmico.

Paulo Ricardo
Casamento Homossexual: Contra ou a Favor?

Eu não sou contra os casamentos, uniões e direitos civis entre os homossexuais e afins, do tipo GLS. Acho que são pessoas como quaisquer outras e tem seus deveres e direitos.Claro que se formos discutir isso sob a visão da religião, isso trará atritos, dizendo ser imoral, pecado, etc. Também respeito este ponto de vista.Porém, se o corpo é da pessoa e ela paga impostos e faz tudo o que os hetero fazem em termos de obrigação, eles também têm direito aos benefícios, sim! Até de disquite e separação, se for o caso.A única coisa que eu acho mais delicado num relacionamento homo e do tipo é a questão de adoção de crianças. Essa parte eu ainda sou muito cauteloso a ser a favor, por uma certa desconfiança que alguns homo poderiam vir a influenciar ou não na orientação de uma criança em idade de desenvolvimento.Ainda mais alguns homo extremamente afetados, com estilos de vida muito diferentes do praticado pela maioria das pessoas na sociedade.E embora existam muito, muitos homo e bi, que gostam "da coisa" ( rsrsrsrs), muita gente ainda esconde e é hipócrita neste aspecto, ridicularizando e perseguindo muito esta segmentação da sociedade, mesmo alguns tendo esta tendência.

Enfim, é um assunto bem polêmico.



Lucas A. Claudino//

domingo, setembro 25, 2011

Ainda temos muito a evoluir!

A nota de escolas públicas no ENEM subiu, o que nos mostra que a educação está mesmo evoluindo, e a sociedade está seguindo  um caminho para o progresso do país.
Em apenas uma ano a média de notas das escolas públicas crescceu 11 pontos, uma evolução sgnificativa para a educação brasileira. Todo isso nos prova que a maioria das realizações dos governantes, em relação a educação está surtido efeito.
Mesmo assim não devemos dar-se por satisfeitos. Em relação a educação têm muitas coisas a serem melhoradas, principalmente o salário dos professores.Ainda tenho esperanças de um dia as escolas públicas sendo melhores que as particulares, afinal isso era o que deveria acontecer desde sempre.

Sávio Moreira Carimbá 

Greve dos professores

            Na minha opinião, a Justiça de Minas Gerais declarar que a greve dos professores é ilegal foi errada. A greve já dura mais de 100 dias.
          Os professores não são valorizados como deveriam, por isso muitos desistem de lecionar, fora que muitos sofrem com a violência em muitas escolas hoje em dia. Muitos dizem que a greve está prejudicando os alunos, é claro que está, mas os professores tem o direito de reivindicar melhores salários, afinal são eles que ensinam jovens, crianças, idosos,adultos...
         O governo  tentou acabar com a greve mas  os professores continuaram, soube que o governo está até cortando a água para os professores não utilizarem, isso está totalmente errado até que ponto o governo pode chegar para reprimir a greve? Sendo que aceitar as reivindicações dos professores pode resolver o problema.
           A greve está ganhando apoio de alunos também, enquanto o governo não valorizar mais os professores, a greve continuará,  o problema não será resolvido e muitos alunos serão prejudicados.

Aline

segunda-feira, setembro 19, 2011

A classe de mais valor


 Não sei se o que escrevo aqui é uma redação ou apenas um comentário. Mas queria dizer que nem mesmo terminei de ler a notícia sobre a greve dos professores, já sabia o que escrever. Na verdade, já havia lido duas reportagens sobre o assunto antes de ter lido essa postagem, e em todas as vezes que li não encontrei um jeito de neutralizar minha ''revolta''. É absurdo pensar o que os professores sofrem no Brasil. é muito dificil ver que por mais que  muitos estudantes tenham força de vontade (junto com os professores) para mudar, somos sempre boicotados, aliás, boicotados nao seria a palavra, mas sempre tem alguém lá na frente que nos fará desistir, ou irá nos impedir de levar nossas ideias a frente.. Então, o pior de tudo é pensar que já não há mais esperanças, afinal, os jovens é que devem mudar o país. Espera-se cada vez mais deles, mas depois vemos que nao adianta esperar que as pessoas mudem, porque algumas simplesmente não vão. 
Não quero ser egoísta e fingir que está tudo ótimo, mas aqui em Minas Gerais, temos um dos melhores índices de educação no Brasil,  e nao se deve deixar que ele caia. Não é difícil conhecer pessoas que estudam em outro estado e vez ou outra reclamam que estão há dias sem aula. Onde eu estudo não há esse problema, mas estudo em escola particular - O que não deveria ser um privilégio, visto que tudo que se paga em educação deveria ser convertido em escolas públicas de qualidade , que valorizassem, muito mais que o conhecimento, as pessoas que trabalham nelas : OS PROFESSORES.
É por essa e varias outras razoes que fico indignada. Como pode ser que os professores sejam uma das classes mais desvalorizadas, quando deveria estar na posição contrária? Deveriam ser os primeiros. Sim, os primeiros, pois antes de pensarmos em ser gente, de nos identificarmos com uma profissão diferente, ou de apenas aprendermos a escrever nosso nome , esteve um professor. Independente de opinioes pessoais de alguns alunos sobre os professores, são eles que nos encaminharão para um futuro melhor. Nao é a toa que os maiores problemas de um país ocorrem quando sua educação está em falha. Tamanho foi o desespero dos professores que se manifestaram em BH, que eles perderam o controle ao reivindicar seus direitos. E não sem razão. Muitos deles estão sem salário há mais de 2 meses, e como será que estao fazendo pra ganhar a vida? 
 Amanda Gurgel, a professora que ficou famosa por calar políticos com seu discurso, foi um exemplo de quem luta por uma melhoria, não só de vida,  mas de tudo.  Ela mostrou qu e seu salário nao corresponde a um quarto do que os políticos ganham. Apesar de todo sucesso que fez, ela também mostrou algo ruim. Esse lado ruim, foi o de que depois de um tempo, o governo nao fez simplesmente nada. Ou seja, mesmo tendo ganhado a atençao do país por um tempo, seu discurso foi ''em vão''. Digo em vão porque foi facil para os governantes deixar esse ''auge'' passar e fingir que nada aconteceu..
Fazendo apenas uma comparação rápida.. no Japão ( se nao me engano) os professores sao as pessoas mais respeitadas. Não tem só um dos melhores salários, mas sao reconhecidos e respeitados porque as pessoas sabem o seu valor. Sabem que em sua falta, a educação entrará em crise. Enquanto aqui no Brasil poucas são as pessoas que querem lecionar, fora daqui muitos fariam de tudo por uma vaga como professor. Que diferença de pensamentos .. 
Enfim, só escrevo tudo isso porque é minha forma de pensar. Nao adianta falar que agimos de má vontade. A pura verdade é que somos presos no lugar em que estamos. Quando tentamos inovar e dar um passo a frente, aparecem mil barreiras pra nos atrapalhar. Os professores estao nessa luta há muito tempo,  o Brasil precisa de uma reforma geral, urgente. Dilma está nos impressionando com as medidas boas que toma no congresso.. ministros estão saindo a todo momento, nao por nao ter o que fazer, mas porque realmente está começando uma limpeza no que estava errado. Porém , essa limpeza está só começando. Chegar na educação nao é assunto pra daqui dez anos, é assunto para AGORA.  Agradeço sempre por todos os ótimos professores que tive,  porque aprendi muito com eles.É por isso que agora penso nos colegas que nao tiveram esse privilégio  e sofrem com a falta de professores. Espero sinceramente que os professores nao desistam, e juntos consigam fazer uma transformação em todo país.
   
Ana Clara

domingo, setembro 18, 2011

Guerra inacabável

Professores estão nessa luta há um tempo, quando fizeram a greve, todos comentavam que seria uma causa ganha, o governo não teria escapatória, o que acontece é que o governo consegue achar uma brecha, burlar a lei e se favorecer, manipulando todos como peças de um jogo.
Estamos deixando o governo nos controlar com uma grande facilidade, aceitamos tudo, não somos uma população que não exige os nossos direitos, aceitamos tudo com a cabeça baixa. Tamanha injustiça com a base da nossa educaçao, e quem tenta exigir uma melhora são apenas classes diretamente ligadas com os professores, ou seja, os alunos, deveriamos ser uma populaçao unida, e reinvindicar nossos direitos.

Hector voltando a ativa.

sexta-feira, setembro 16, 2011

Nobreza Vazia

Maria Eugênia Arantes Gonçalves

    Talvez a Vida seja, sim, um valor a ser defendido. Mas quem sabe o que é a vida? A cada instante, a cada circunstância, nossa visão muda. É um conceito um tanto amplo e abstrato para que tenhamos, para ele, uma definição exata. Nossas respostas são momentâneas e passageiras e, ao deixar o âmbito de nosso pensar - seja pelos lábios ou pelos dedos - já se mostram incompletas e inexatas. Então o que é que estamos defendendo? Essa guerra contra a eutanásia apoia-se num discurso bonito demais para defender o que é apenas um conjunto de reações químicas vazias e sem sentido. No entanto, estamos falando de muito mais do que um amontoado de músculos e sangue. Há que se pensar no abstrato, e naquilo que aparelhos médicos não podem detectar.
    Já diz o termo, Boa Morte. Mas nossa filosofia e nossos credos fazem-no parecer paradoxal. A simples menção da palavra morte faz as pessoas estremecerem, e é realmente intrigante se nos perguntamos quando é que se passou a vê-la com essa aura obscura de castigo. A Eutanásia é encarada como uma alternativa àquelas pessoas que passam um longo tempo presas a artifícios para manterem-se vivas, ou que tem pouca - ou nenhuma - chance de recuperação e volta à consciência. Muitos países já a tornaram legal, outros a consideram um crime, e alguns poucos nem chegam a discuti-la significativamente. A cada certo período, o assunto volta à tona em algum caso extraordinário, e então todos os lugares se enchem de discursos e poesias, de frases bonitas falando do valor da Vida.
    As pessoas estufam-se em discursos apaixonados e posturas nobres para mostrar a grandiosidade daquilo que se pretende apagar com um botão, tentam mostrar que não cabe a nós, meros humanos, decidir sobre o destino de outrem, e colocam o conceito Vida dentro de uma redoma isolada num pedestal intocável. É incrivelmente bonito o sentimento de esperança que alimentam, e o tom virtuoso que adotam. Mas a questão não se trata de deixar viver ou mandar matar. É algo muito mais amplo e delicado. E não vamos falar daqueles que passam quinze anos com apenas a consciência necessária para respirar. Pensemos naqueles que ainda podem se ver, que conseguem enxergar, dia-a-dia, as pessoas à sua volta definhando com eles, se doando inteiramente, que se vêem incapazes de algo maior do que um "muito obrigado" e que não conseguem ver qualquer tipo de meta para sua vida. Aliás, não conseguem ver qualquer tipo de Vida.
     Já disse Fernando Pessoa, e muito sabiamente, que o verdadeiro cadáver é o que deixou de viver. Não se trata aqui da nobreza de se doar a quem se ama, se trata do tormento de quem recebe, e recebe, e recebe e começa a se ver cada vez menor. Se trata da angústia da impotência. Se trata do sentimento de objeto e de incômodo. Se trata de algo muito maior do que tudo isso, do que a relação com o outro. É algo com o próprio eu, algo interno demais para que qualquer um imagine ou conheça a não ser que o sinta verdadeiramente. Tente projetar o turbilhão de pensamentos se chocando e inchando na mente do enfermo, o tormento e a angústia que o apertam no peito enquanto vê a Vida das pessoas passarem sem encontrar uma vida para si.
    Superações há. Para quem as busca. Não se pode tentar mudar a todos e nem tentar amarrar alguém querido à uma câmara de tortura por conforto próprio. É uma questão de conformismo, de deixar ir. Aceitar... Ninguém sabe o que se passa dentro de cada um e, algumas vezes, a pessoa apenas não quer se salvar. É algo como se corroer por dentro até não sobrar nada, apenas um grande vazio. Mas ainda assim,  vêm as pessoas cheias de orgulho defender a família, os entes queridos et coetera, dizendo que não há direito e que não se tem motivo para tanto.  Então, defendo agora, não o amor da família que perderá alguém, mas o sentimento de quem já não suporta, os desesperos e tristezas que ultrapassam qualquer barreira de nobreza, e que a virtude deixa o seu caminho para defender. Talvez falte-nos a lembrança daquela lição de crianças, de se por no lugar do outro. Talvez falte-nos entender, que o pior castigo não é a morte, e que a dor maior reside em viver.

quarta-feira, setembro 14, 2011

Resultados ENEM


O Enem foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio. Desde 2006, o MEC tem divulgado a nota do Enem por escola, com dados da prova do ano anterior. E esse indicador tem sido bastante utilizado como critério de escolha da escola - principalmente entre as particulares.

Conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) este ano, o resultado do ENEM 2011, por escola, em notas médias nas provas objetivas e em redação, foi maior e melhor do que o apresentado no ano passado.

O acréscimo de 9, 63 pontos média na média, atual 511,21, reprovou 63,64% de todas as escolas divulgadas, sendo 99,4% redes púbicas (12.105 escolas). E ainda, no “top 10 das melhores escolas do país” só conta com uma pública.

Evidente ensino particular ‘comandando a parada’.

É importante o estudante estar atento em taxa de participação, fazer comparações entre escolas semelhantes, considerar outros fatores, e principalmente, em sua própria nota do Enem.

Rubens Guilherme.

sábado, setembro 10, 2011

Sem mais prorrogaçoes

O caso da missionária Dorothy Stang já completa 6 anos e ainda nao foi decidido um destino para os culpados do crime. Aliás, somente agora, em 2011, é que o mandante do crime se apresentou ä polícia.
 Na verdade, é estranho pensar como as coisas demoram pra acontecer. Nao falo isso porque estamos no Brasil, ou por conhecer muito bem os processos judiciais, mas tendo ''assistido'' ä tudo isso  nao tem como nao pensar que certas providencias já deveriam ter sido tomadas.
 O mandante do crime, que tinha a maior pena a cumprir, foi o que mais passou tempo em liberdade e precisou apresentar-se ä polícia para que voltassem a julgar sua situaçao. O crime contra a missionaria foi absurdo, e disso todos sabem. Além disso,um fator que influenciou toda essa ''enrolaçao'' foi o dinheiro. Como sempre, o poder economico fala mais alto, e o condenado o tinha.
Enfim, acredito que nao é possivel que se tenha dois pontos de vista sobre essa situaçao. Mesmo sem saber de muitas coisas, é fato que quem organizou este crime nao deveria ter esperado 6 anos para ser preso.

Ana Clara

domingo, setembro 04, 2011

Um exame mais justo

O ENEM, antes avaliava apenas o nivel do Ensino Médio nacional, aos poucos foram adicionando-se "responsabilidades" ao exame. Atualmente o ENEM é usado como classificação para os intututos federais, e com isso sua correção sempre gera polêmica, então decidiu-se divulgar a correção e cada um poderá ver seu desempenho.
Quando criado o ENEM tinha como maior objetivo analizar o desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas, com o intuito de analizar, e melhorar a educação de nivel médio no Brasil,
Com o passar dos tempos o enem foi ganhando atributos, e com isso foi modificando-se para se adequar as suas novas funcionalidades.
Atualmente o ENEM é utilizado pela maioria das universidades federais como prava de classificação,o que faz do exame um dos mais importantes do País. Com toda essa responsabilidade o exame sempre gera grandes polêmicas na sua correçãos sigilosa.
Agora foi assinado um acordo como ministério público federal, que prevê, a correção do ENEM seja disponibilizada aos cadidatos. Isso promove um melhor aperfeiçoamento do exame e dos candidatos.
Com tal acordo, o candidato poderá assim ver como se saiu em cada questão e, inclusive, na redação. Promovendo assim o melhor aproveitamento do aluno e ainda que ele estimule-se mais a estudar aquilo que ele não se saiu tão bem. Isso fará do ENEM um exame mais justo, e aprimorado.

'Sávio Moreira Carimbá