Não sei se o que escrevo aqui é uma redação ou apenas um comentário. Mas queria dizer que nem mesmo terminei de ler a notícia sobre a greve dos professores, já sabia o que escrever. Na verdade, já havia lido duas reportagens sobre o assunto antes de ter lido essa postagem, e em todas as vezes que li não encontrei um jeito de neutralizar minha ''revolta''. É absurdo pensar o que os professores sofrem no Brasil. é muito dificil ver que por mais que muitos estudantes tenham força de vontade (junto com os professores) para mudar, somos sempre boicotados, aliás, boicotados nao seria a palavra, mas sempre tem alguém lá na frente que nos fará desistir, ou irá nos impedir de levar nossas ideias a frente.. Então, o pior de tudo é pensar que já não há mais esperanças, afinal, os jovens é que devem mudar o país. Espera-se cada vez mais deles, mas depois vemos que nao adianta esperar que as pessoas mudem, porque algumas simplesmente não vão.
Não quero ser egoísta e fingir que está tudo ótimo, mas aqui em Minas Gerais, temos um dos melhores índices de educação no Brasil, e nao se deve deixar que ele caia. Não é difícil conhecer pessoas que estudam em outro estado e vez ou outra reclamam que estão há dias sem aula. Onde eu estudo não há esse problema, mas estudo em escola particular - O que não deveria ser um privilégio, visto que tudo que se paga em educação deveria ser convertido em escolas públicas de qualidade , que valorizassem, muito mais que o conhecimento, as pessoas que trabalham nelas : OS PROFESSORES.
É por essa e varias outras razoes que fico indignada. Como pode ser que os professores sejam uma das classes mais desvalorizadas, quando deveria estar na posição contrária? Deveriam ser os primeiros. Sim, os primeiros, pois antes de pensarmos em ser gente, de nos identificarmos com uma profissão diferente, ou de apenas aprendermos a escrever nosso nome , esteve um professor. Independente de opinioes pessoais de alguns alunos sobre os professores, são eles que nos encaminharão para um futuro melhor. Nao é a toa que os maiores problemas de um país ocorrem quando sua educação está em falha. Tamanho foi o desespero dos professores que se manifestaram em BH, que eles perderam o controle ao reivindicar seus direitos. E não sem razão. Muitos deles estão sem salário há mais de 2 meses, e como será que estao fazendo pra ganhar a vida?
Amanda Gurgel, a professora que ficou famosa por calar políticos com seu discurso, foi um exemplo de quem luta por uma melhoria, não só de vida, mas de tudo. Ela mostrou qu e seu salário nao corresponde a um quarto do que os políticos ganham. Apesar de todo sucesso que fez, ela também mostrou algo ruim. Esse lado ruim, foi o de que depois de um tempo, o governo nao fez simplesmente nada. Ou seja, mesmo tendo ganhado a atençao do país por um tempo, seu discurso foi ''em vão''. Digo em vão porque foi facil para os governantes deixar esse ''auge'' passar e fingir que nada aconteceu..
Fazendo apenas uma comparação rápida.. no Japão ( se nao me engano) os professores sao as pessoas mais respeitadas. Não tem só um dos melhores salários, mas sao reconhecidos e respeitados porque as pessoas sabem o seu valor. Sabem que em sua falta, a educação entrará em crise. Enquanto aqui no Brasil poucas são as pessoas que querem lecionar, fora daqui muitos fariam de tudo por uma vaga como professor. Que diferença de pensamentos ..
Enfim, só escrevo tudo isso porque é minha forma de pensar. Nao adianta falar que agimos de má vontade. A pura verdade é que somos presos no lugar em que estamos. Quando tentamos inovar e dar um passo a frente, aparecem mil barreiras pra nos atrapalhar. Os professores estao nessa luta há muito tempo, o Brasil precisa de uma reforma geral, urgente. Dilma está nos impressionando com as medidas boas que toma no congresso.. ministros estão saindo a todo momento, nao por nao ter o que fazer, mas porque realmente está começando uma limpeza no que estava errado. Porém , essa limpeza está só começando. Chegar na educação nao é assunto pra daqui dez anos, é assunto para AGORA. Agradeço sempre por todos os ótimos professores que tive, porque aprendi muito com eles.É por isso que agora penso nos colegas que nao tiveram esse privilégio e sofrem com a falta de professores. Espero sinceramente que os professores nao desistam, e juntos consigam fazer uma transformação em todo país.
Ana Clara