O Brasil é um país em ascenção no mundo globalizado, no que diz respeito à economia. Junto com essa ascenção, surge também uma nova classe que saiu da pobreza e tem alto poder de compra : A classe C. Junto com essa classe, surgem novas necessidades, ou melhor, uma nova necessidade.. afinal, do que essa classe emergente precisa?
O Brasil mostrou sua capacidade de gerar lucros ao retirar boa parte da população da linha de extrema pobreza. Boa parte disso se deve à criação de bolsas, contribuições, oportunidades de emprego e investimento nas áreas mais ''isoladas do país''. Essa parcela da população hoje pode consumir, pode ter sua casa e sustentar os filhos, garantindo-os também uma boa educação. Isso incomodou um pouco a classe média, que trabalha o dobro pelo mesmo salário, sem receber outros benefícios.Talvez seja esse o motivo por que um individuo da classe C possui mais bens que um de classe média. Uma pessoa de classe C, hoje, pode comprar uma televisão, um rádio ou um carro antes de comprar o alimento para a própria família, ou para construir uma moradia melhor. Hoje existe uma necessidade de comprar, de ter tudo, de seguir a cultura dos países ''desenvolvidos''. A cultura está sendo comprada. É melhor pensar que agora a classe C não possui mais necessidade de bens materiais, agora o problema é outro. Essa cultura do consumo nem sempre foi buscada por eles mesmos. O que podem comprar são informações vendidas e combinadas. Uma revista direcionada à classe C possui apenas a receita da nova dieta, ou a forma mais rápida de ganhar dinheiro com trabalhos informais. É isso mesmo que essa classe procura? nem sempre. Por isso é preciso não dar somente o dinheiro, mas fornecer uma boa fonte de informações . é preciso criar uma familia mais bem estruturada, e escolas que atendam às necessidades da população. É questão de prioridade. Se hoje as familias que eram muito pobres têm o que comer, onde morar e roupas pra vestir, essas mesmas familias precisam se educar para saber dar importancia à essas coisas e saber como usá-las.
As informaçoes seriam mais um passo à frente no desenvolvimento do Brasil. Elas seriam sobre educação e sobre como formar um cidadão melhor. É fato que precisamos TER. Mas é preciso analisar pesos e medidas, e ver que é melhor pedir para a nova classe trocar o celular por um pouco mais de cultura.
Ana Clara
Nenhum comentário:
Postar um comentário