domingo, maio 29, 2011

A Educação é a Solução de todos os Problemas

Vivemos num país onde cada vez mais se investe menos em educação.Os governantes deixam a educação em segundo plano quando essa deveriar estar em primeiro lugar nos investimentos, e com esse abandono quem sai perdendo é a população, que não tem uma educação de qualidade ao seu alcance e acaba abandonando a vida estudantil, ou muitas vezes nem chega a frenquentar escolas.
A cada dia que passa nossos governantes estão deixando a educação de lado, criando um mito que ela não é a mais importante num país com tantos problemas como o Brasil.
Os investimentos na educação vem caíndo gradativamente, começando pelos salários dos professores que são algo vergonhoso. Para um profissional com curso superior, e talvez até pós graduação, um salário de R$ 1187,00 ao mês é algo que desmotiva bons profissionais, e ainda não atrai os estudantes a engressarem nessa carreira. Com tal salário, miseravél, não é de se estranahar que os profissionais da area tenham que ter três empregos, cedo, tarde e noite, dêm suas aulas demotivados, cansados. E com tudo isso são os alunos que saem perdendo.
Quando se quer melhorar o país, não basta apenas investir na seguraça, saúde, combate a fome e a pobreza, entre outros problemas, a educação tem que estar em primeiro plano já que todos os outros problemas serão solucionados com educação. Uma população bem educada, por concequÊncia dificilmente irá se envolver em brigas, tráfico, roubos... Uma população educada terá mais chances na vida, possibilitando uma assenção social, uma população com maior poder terá menos donças... Viu? Todos os problemas podem ser solucionados com apenas um investimento maior em educação, para ai sim sermos um país de primeiro mundo, com a quinta maior economia,e não esse país de terceiro mundo sem educação de qualidade que somos.


-Sávio Moreira Carimbá

sábado, maio 28, 2011

Desvalorização do professor no Brasil

No Brasil os professores não são valorizados como deviam ser, eles ganham pouco e tem que lidar com outras situações na sala de aula.

Muitos professores desistem de lecionar porque quando vão à escola tem que enfrentar brincadeiras de alguns alunos, muitas vezes podem sofrer agressões dentro da sala de aula ou falta de interesse dos alunos, com isso acabam desistindo de dar aulas ou ficam com medo de ir à escola. O salário deles varia em cada Estado, tem estado em que eles recebem menos que a média nacional, além de trabalhar na escola, levam trabalho para casa(preparar aula para o dia seguinte, fazer correção de trabalho e prova...)

O governo deve melhorar o salário dos professores e começar a dar mais atenção para a educação brasileira para que a evasão escolar e analfabetismo diminua no Brasil, com o aumento salarial as greves também diminuírão, não prejudicando os alunos e melhorando as condições dos professores no Brasil.

Aline Oshiro

Aprender certo ou errado?

Ultimamente o Mec tem causado polêmica ao distribuir livro com erros. Tem autores que defendem o uso da linguagem coloquial como adequado e outros que não aceitam.
Cada lugar tem seu tipo de linguagem, modo de falar e se comunicar. dependendo da situação podemos nos comunicar usando a linguagem coloquial, outras temos que utilizar a linguagem culta. Por exemplo, quando conversamos com um amigo podemos falar de maneira coloquial usando gírias, já no serviço ou em uma reunião, devemos utilizar a norma culta.
Não acho errado utilizar a linguagem coloquial, mas devemos saber quais as situações em que podemos utilizar essa linguagem. Temos que saber a norma culta também, pois não são todos os lugares que aceitarão erros gramaticais.

Aline Oshiro

quinta-feira, maio 26, 2011

A desvalorização de nossos professores

A educação é algo o qual nos importamos muito, e sabemos que é essencial para a formação de um bom cidadão. Os professores são nossos guias, mas onde esta a recompensa destas pessoas que nos beneficiam tanto? Hoje nosso país sofre com a má valorização de nossos educadores, e já é hora de reagirmos.
Os professores têm sofrido muito neste século XXI. Mesmo sendo considerados os guias para nosso futuro, acabam sofrendo diariamente, ora pela falta de educação de alunos e pais, ora pela má valorização de seu trabalho e pelo desgaste físico e psicológico que ganha ao ter que trabalhar tanto para conseguir uma renda que cubra as necessidades de sua família.
O Brasil todo já sabe da tamanha desvalorização desta profissão, e se nosso governo não reagir logo, dificilmente encontraremos bons professores, porque quando se pergunta a um aluno se ele quer ser professor, a resposta é, na maioria das vezes, não.
“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro” disse D Pedro II. Se não cuidarmos desta nobre profissão, faltarão professores, e consequentemente, os homens de nosso futuro não estarão preparados para formar uma boa população.

Iara Tonon

quarta-feira, maio 25, 2011

preconceito

Sobre a ''falta de informação'' que muitos fingem ter - principalmente quando se fala sobre escola - não é preciso nem dizer. Atualizar apostilas de português para que se adequasse às diferentes culturas e regiões já era algo que devia ter sido feito. Não falamos mais como no século XIX, porém muitos de nossos hábitos na fala vêm de muitos anos atrás. Cada um tem sua expressão, seu sotaque e maneira de se relacionar,isso deriva de fatos históricos, da colonização e das contantes transformações do tempo, que tornaram essa língua bem mais adaptada. É de se entristecer, quando vemos que além dos tantos preconceitos já existentes no mundo, ainda existe o preconceito linguístico. O sotaque é diferente, mas todos estamos no mesmo país, no mesmo território. Entede-se perfeitamente quando se diz "dá um copo pra mim tomar água" ou "Dê-me um copo d'água" . São maneiras diferentes de se transmitir a mesma mensagem. É preciso que se respeitem as diferenças, e que não se dê mais credibilidade a quem fala somente o português padrão, ou faça com que pessoas com sotaque carregado se sintam menos por isso. Nosso país precisa , antes de qualquer reforma ortográfica, mostrar que podemos ser poliglotas em nossa própria lingua, conhecer mais sobre o modo de comunicação e de vida que ajudou em nossa formaçao como brasileiros e como a população miscigenada que somos hoje. A lingua portuguesa padrão existe que se tenha referência , uma forma de se evitar expressões regionais que podem interferir no entendimento do restante do país,. Ela também serve para que se conheça nossa lingua, e para que se possa estudá-la. Quem diz "Dá um copo pra mim tomar água" está errado, do ponto de vista gramatical, apenas. Por isso, nao quer dizer que a lingua padrão deve ser FALADA por todos, pois a fala se difere da escrita em muitos aspectos. O repórter dizer "Como fica as concordâncias" é um exemplo de que o ser humano erra, e também de que ninguém precisou de um dicionário para decifrar essa mensagem, ela foi entendida por todos.
Logo, as particularidades da língua nas várias regioes devem ser conhecidas pelos brasileiros, mas não devem tirar deles sua identidade ou sua cultura no modo de falar.

Ana Clara

segunda-feira, maio 23, 2011

"Educação" brasileira

19,1%. Índice de analfabetos na região Nordeste, segunda mais populosa do Brasil, chega a revelar a incompetência do Governo no quesito Educação, cuja causa todos nós já sabemos: desvalorização de professor.

Condições indignas a uma gloriosa profissão. Aqueles responsáveis pela formação profissional, e de caráter, daqueles que moverão o país amanhã, recebem salários inadequados em cima do árduo trabalho. Nenhum outro profissional é tão discriminado em termos de salário neste país. E o pior é que esta ignorância não acontece apenas no Nordeste, é visível no Brasil inteiro.

Analfabetos são um grande prejuízo aos olhos de governantes, já que excluídos do mercado de trabalho, não podem ajudar na economia. O aumento do piso salarial do professor também não está em seus interesses. Prejuízo!

Afinal, será que o Estado não vai perceber que só será nomeado “desenvolvido” quando uma Educação de qualidade, assumida por lecionadores valorizados, atingir todos os brasileiros?

Rubens Guilherme

ENEM 2011

O site do MEC ensina a realizar a inscrição pra o ENEM em oito passos, mas nós deveríamos ensinar a eles como se faz uma prova digna de um processo seletivo, como o nome já diz seletivo, ou seja, seleciona os melhores candidatos, mas não é assim que realmente acontece, antes das provas serem aplicadas há pessoas sabendo como serão essas provas, pois na gráfica já há o desvio de provas, muitos andam dizendo que com as universidades aceitarem o ENEM como um vestibular, irá fazer com que as pessoas entrem em universidades mais facilmente, formando assim péssimos profissionais, o ENEM não cobra o necessário dos alunos que em menos de um ano estarão nas universidades, estudando para ser um profissional, depois de formados escutamos nos noticiários vários incidentes que causaram mortes por erro de um profissional, que trocou os remédios por exemplo.

A população brasileira deveria ensinar o MEC a fazer as provas do ENEM, fazendo uma prova sem erros, pois depois da prova irá haver reclamações de alunos sobre os erros, devem fazer uma prova que cobre bastante do aluno, mostrando como é a realidade das universidades, se irá. A presidenta Dilma - como ela gosta de ser chamada - irá fazer com que o ENEM aconteça duas vezes ao ano, isso é um problema sério, se quando tinha um ENEM por ano, o MEC não dava conta e era aquela bagunça, cheio de erros, imagina com dois por ano. Dilma deveria repensar e primeiramente investir na educação lá em baixo e depois ir subindo até o Ensino Superior, pois a classe dos professores é a classe menos previlegiada, onde salários, não estão de acordo com o trabalho que exercem.

Thales

domingo, maio 22, 2011

Livros com erros , não !

A língua portuguesa tem várias regras gramaticais , não é atoa que temos aulas de português praticamente todos os dias da semana . Mais do que qualquer outra matéria , o portugês está no sangue dos brasileiros .Devemos respeitar sim a norma culta , não é porque falamos informalmente que iremos escrever errado.

É normal que um professor fale com informalidade na sala de aula , desde que os alunos entendam , mas distribuirem livros com erros gramaticais para os alunos já é demais . E esses anos todos que ficamos na escola aprendendo a falar e escrever corretamente ? Acaba indo tudo por água abaixo.O mínimo que devem fazer é proibir a distribuição desses livros dando exemplo e depois de corrigidos , entregarem aos alunos . Seria ignorância deixar isso acontecer , preocupe - se mais com a educação do nosso país.


Isabela M. Chagas

Ler pra ser

O habito a leitura é sempre incentivado, principalmente nas escola, entretanto no Brasil há uma grande carência quanto o hábito da leitura isso levou algumas mobilizações especialmente em lugares mais pobres.
Em uma favela no Rio de Janeiro um programa voltado especialmente para jovens e crianças têm uma biblioteca e uma sala de informatica e oferece a cada uma hora de leitura realizada na biblioteca, uma hora de acesso a internet. É interessante porque a internet é um bom incentivo e motivação ao hábito da leitura, que além de ser importante para a formação profissional é também para a formação como pessoa.

Flávia

A leitura na educaçao.

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

LUCAS ALMEIDA ;)

A leitura do brasileiro

O povo brasileiro é um povo bastante caracterizado por sua variedade. Há danças peculiares, estilo musical e uma beleza própria. Mas uma coisa que ele não tem é um bom hábito de leitura.
Uma média de 45% apenas da população pode ser considerada como leitora, com uma média de leitura de 4,7 livros por ano, algo que pode ser considerado baixo.
Pesquisas apontam que esses dados vêm decaindo, o povo brasileiro é desacostumado à leitura. Tal fato pode ser parcialmente culpa dos governantes e sua falta de interesse, pois livros são bastante caros no Brasil e eles não promovem ou incentivam a leitura, o que faz com que se torne uma atitude exclusiva do leitor.
O hábito de leitura pode ser aderido pelo povo brasileiro se conscientizarmos os jovens, criá-los para se tornarem leitores e se interessarem pela leitura. Assim, futuramente, essas estatísticas poderão ser muito melhores.


Laila Fernanda

Desrespeito e despreparo

A questão do MEC distribuir livros com erros grosseiros é uma falta de respeito com as pessoas alfabetizadas e estudadas e com a própria Língua Portuguesa. É também uma falta de preparo dos responsáveis, pois até o próprio ministro Haddad disse "cabeçário" ao invés de "cabeçalho".Daí podemos ter uma noção de como está nossa educação se o próprio Ministro da Educação não usa o idioma corretamente.
Levar erros gramaticais aos alunos através dos próprios livros didáticos é um absurdo. Os alunos pensarão:"Para que estudar Língua Portuguesa se tudo é considerado certo?" Mas na hora de serem avaliados é diferente, aí cobram o conhecimento da regra e a escrita correta.A gramática existe para que as pessoas
possam se comunicar de uma maneira que umas entendam perfeitamente as outras em qualquer parte do país. É claro que existem as variedades, os dialetos, mas o papel dos educadores é levar aos alunos a norma culta, devem instruir e não o contrário.
E aí, se um ex-aluno de Heloísa Ramos resolver dispensar a norma culta na defesa oral de uma tese de doutorado será aprovado?

Eduardo Azevedo

Tem certo e errado SIM!

O ministério da educação não quer ser tirano com os autores, mas pode deixar os estudantes aprenderem errado.Existe adequações da língua ao momento, lugar, e ouvinte, a pessoa pode escolher o que é melhor pra cada momento.
O ministério da educação declara que não pode corrir os livros para não censurar o que os autore acham certo ou errado para não ser tirano, nesse contexto, onde ele deixa de intervir no que o autor cosidera certo ou errado no uso da linguagem, ele pode estar gerando confusão em muitos estudantes que começam a aprender gramática, mas sabendo que não presisam usar ela corretamente.
A gramática portuguesa é bastante complicada de se aprender, com muitas regras e excessões, quando um aluno começa a querer aprender as concordâncias da língua, vem o seu próprio livro dizendo se ele concordar o verbo de forma dita "errada" também esta certo. Pera aí, acho que isso pode confundir ainda mais algo que já é confuso o bastante. "Nós pega o peixe", na minha opinião não há adequações que possa ser usado. Há sim formas informais de se usar língua, mesmo assim não quer dizer que você pode falar tudo errado.
Entendo o que a autora do livro quiz dizer com formas inadequadas e adequadas de usar a língua, mas o certo e o errado sempre tem que estar acompanhando. Não se pode falar errado, mesmo com os amigos axando que está falando certo. E o ministério da educação deveria rever seus princípios, e ver que ele deve presar o melhor para os estudantes e não deixa-los mais confusos, e não ensiná-los nada. Tirania não, mas Cuidado com os estudantes.

*Sávio Moreira Carimbá

Os 'problema' do Brasil .

Pessoas falando errado por ai é o que mais vemos . É quase uma questão cultural , aprendem a falar errado com a familia , na rua e agora foi a gota d'agua , aprender a falar errado na escola . O Ministério da Educação brasileiro agora está adequando o modo errado das pessoas falarem , como no exemplo do texto "os livro" , está certo ? Não , mais de acordo com os autores , ‘dependendo da situação a pessoa corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico’ , e é claro que não depende da situação é e claro que uma pessoa que fala "os livro" vai sofrer preconceito linguístico , do mesmo jeito que quando alguém fala "prástico" "pobrema" e " estrupo" sofre esse preconceito.

Eu ainda acho que o Brasil tem como reverter essa situação que passamos em sua educação , o governo pode ajudar , mais o ponto alvo e mais importante do assunto : o aluno . Esse sim tem que mudar os seus habitos , e sua cultura . Não é a classe social , nem a cor , nem o país onde o aluno mora , que vai fazer dele um cidadão que sabe pelo menos falar a lingua de seu país . Mas do jeito que anda o nosso Brasil , vai demorar , pois se até o governo esta apoiando a ignorância , o que será do nosso futuro ?

Renan Monticeli Furtado

sábado, maio 21, 2011

Educação

As coisas são sempre avaliadas em educação. Os estudantes que o digam. Fazem prova disso e avaliação daquilo. São perseguidos pelos fantasmas das notas, cobranças dos pais e classificações escolares.
Quando uma escola nos avalia , seu principal objetivo deve ser o de apurar seu próprio trabalho. Dependendo de como for o desempenho dos estudantes, ela deve ou não prosseguir em sua maneira de propiciar o conhecimento e desenvolvimento dos alunos.
No geral, o que se percebe não é bem isso. As avaliações acabam sendo um fim em si mesmo e não um meio de crescimento. Assim, os alunos com notas altas são bons e com eles está tudo bem. Do contrário, têm um problema que deverão correr atrás. Não atingiram os objetivos propostos, não aprenderam, não se apropriaram do conhecimento que a escola oferece. Os métodos de avaliação, por sua vez, são só um modo de verificação de como as coisas andam no processo ensino aprendizagem, não são absolutos.
Tanto é assim que, observando a classificação das escolas de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas têm se aproveitado do Enem para reverem seus trabalhos, o que num tempo tão pequeno dificilmente surtiria um efeito tão grande.
Essa e outras avaliações das instituições de ensino, assim como as dos alunos não devem servir apenas para garantir um status para quem é avaliado. Ano passado, algumas escolas tiveram problemas por não terem garantido um bom lugar na classificação do Enem.
No fim, os colégios acabam sendo vítimas de sua própria maneira de agir. Que as avaliações são necessárias, não há dúvida. No entanto, elas devem ser um meio de aprimoramento e crescimento. Ensinar e aprender é algo bastante dinâmico, não dá para reduzir a uma lista classificatória.

Sávio Henrique

quinta-feira, maio 19, 2011

Leitura ganha espaço

A leitura entre nós jovens é um caso muito raro,pois somos influênciados por computador,celular e outros.A leitura sim é uma prática boa e legal de se praticar.
Hoje temos várias bibliotecas e autores para vermos o que realmente é a Leitura e como temas que se trata os livros.
Assim encerro meu comentário com o que acho dos livros e como reagimos com esse ato tão pouco feito sobre nós adolescentes.

Paulo Ricardo

quarta-feira, maio 18, 2011

Uma nova chance

Medo, insegurança, cansaço... Sentimos muitas sensações quando vamos fazer um exame, principalmente como o Enem, que avalia nosso desempenho e traz uma chance para cursar uma faculdade com mais facilidade.
Muitas vezes as pessoas deixam de ter um bom desempenho no Enem por motivos bobos, e não é sempre que a prova sai perfeitamente, porque muitos erros podem acontecer.
A iniciativa do MEC de fazer o Enem em duas edições foi muito importante, porque desta forma os alunos podem ter mais oportunidades e mais segurança ao fazer o exame. Pessoas que se saíram mal podem ter outra chance para recuperar a nota, e aqueles que não se sentem seguros, terão mais chances para se prepararem até o momento certo.
A educação é a base para um futuro bom, e por isto devemos incentivar e dar chances a aqueles que realmente querem uma vida e um país melhor.

Iara Tonon

domingo, maio 15, 2011

Esperança

O ENEM é uma ótima oportunidade para os alunos que vão prestar vestibular, pois além de ser mais fácil as faculdades adquiriram como a primeira fase ou até mesmo usam apenas ele. Mas sempre vemos que há vazamento das provas, trocas de gabarito e muitos outros problemas.
Com essa nova proposta de o ENEM ser em duas edições, ajudam os alunos a ficarem mais relaxados, assim poderão ter um desempenho melhor ao efetuarem as provas, pois vão ter duas oportunidades e não coincidem com as datas dos vestibulares. Sem contar que vai melhorar a segurança, e eficiência na hora da prova.
Espero que essa nova forma de aplicação das provas possa melhorar e ajudar os alunos a entrarem em uma boa faculdade, ou seja, a faculdade que almejam.

Laila Fernanda

Fim da Enganação Nacional do Ensino Médio

Pelo que parece, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) quer mesmo evitar a mídia e a insatisfação estudantil nos próximos anos. Quem diria que uma das provas mais faladas de 2010, pelo grande número de erros de edição, ausência de questões, gabaritos trocados, falhas no sistema e dificuldades em acessá-lo, iria ganhar esta cara nova?

Agora com duas provas ao ano, são democratizadas as oportunidades de adesão às vagas federais, facilitando as chances de estudantes entrarem em faculdades que usam a prova como primeiro vestibular; reaproveitar o tempo, fazendo com que as datas não coincidam com as de outros vestibulares; e ainda, segurança e eficiência. A medida adotada visa o benefício de milhões de estudantes e a eliminação da aflição passada por estes nos anos anteriores.

Podemos aguardar críticas positivas sobre o ENEM em noticiários este ano. O governo federal está ao nosso lado?

Rubens Guilherme

Privilégio da Materia

Nesta quarta-feira dia 4 o CNE(Conselho Nacional de Educação) aprovaram as novas diretrises do ensino medio, de acordo com cada região, o ensino deveria ser focado em determinada materia, porem isso pode tambem atrapalhar a outros alunos, aqueles que queriam sair dessa denominada região para fazer alguma faculdade em outra.
As materias nao deveriam apenas serem focadas em uma ou duas apenas por fazerem parte de uma região industrial ou turistica, teria de ser divididas igualmente cada materia, ao invez de desfavorecerem aquelas materias concideradas "menos importante" talvez seja menos importante pra um, e nao pra outro.
É certo que a pessoa que quer algo em outra regiao deve procurar por isso e correr atraz, mas nas escolas a igualdade de materias deveriam prevalecer. Nenhuma materia é mais importante que a outra, tudo depende do ponto de vista de cada. A educaçao no Brasil esta procurando um modo de resolver seus problemas, e aumentando a dificuldade do ensino pode ser uma solução, mas uma soluçao geral, de todas as materias, seja historia e geografia,fisica,matematica,quimica, ou ingles, sociologia,filosofia, portugues, literatura. todas, deveriam ser valorizadas igualmente.
Hector

Mudanças no EM

As novas diretrizes do EM aprovadas pelo CNE , ajudam os alunos a se interessarem mais pelo estudo. Projetos políticos - pedagógicos , aulas práticas , cobrança de leitura , pode ajudar na decisão dos alunos na hora de escolher a faculdade ou o curso a ser prestado depois de completar o EM , pois muito dos alunos ainda não tem certeza do que querem.


O fato de direcionarem os cursos por regiões , é muito interessante .Como por exemplo em locais próximos do turismo : investirem em história e geografia . Num distrito industrial : tecnologia, química e física . Além de ajudar o aluno na parte escolar , facilita também a vida do aluno fora da escola , se o projeto é na região onde mora , não precisam sair de casa , ficam próximos da família e tem menos gastos . O que ajuda no desempenho do aluno .



Isabela M. Chagas

Mudanças no currículo do Ensino Médio

         As mudanças que o CNE quer realizar na grade curricular do EM poderá apresentar um ótimo resultado, pois permite a ampliação da carga horária do EM, aulas práticas e valorização da leitura. Essas mudanças farão com que muitos  alunos se interessem mais pelos estudos e realizem atividades na prática. Com essas mudanças os índices de evasão escolar no Brasil também  poderão reduzir e o desempenho do estudante na escola poderá melhorar. Mas a escola deverá pensar bem quando montarem seus projetos , ela não poderá focar somente na área de exatas ou cultural, pois nem sempre um aluno bom em exatas será bom na área cultural e humanas, ou um aluno bom em humanas nem sempre será ótimo em exatas. 
       Essas mudanças darão maior liberdade para que as escolas criem seus projetos, mas a escola terá que equilibrar os conhecimentos tecnológicos e culturais, não focar somente em uma área. O governo brasileiro está melhorando cada vez mais o ensino, mas além do ensino, deve investir mais na infraestrutura de algumas escolas e transporte escolar ( tem muitos alunos que não vão a escola por falta de transporte ou a escola está em péssimas condiçoes).

Aline Narumi Oshiro

sexta-feira, maio 13, 2011

Em Busca do Equilíbrio

Maria Eugênia Arantes Gonçalves

          O projeto aprovado pela CNE é realmente interessante. Como já citaram antes de mim, a maior dificuldade dos jovens é encontrar na escola aquilo que ele praticará fora dela, e entender essa ligação. Ao mesmo tempo, a diversidade de cursos e profissões em uma mesma área torna difícil escolher exatamente o que se quer. É realmente importante inserir nos conceitos estudados aquilo que é vivenciado no cotidiano dos alunos, e é justamente nesse ponto que o projeto foca: trazer a realidade e a necessidade para as salas de aula. Se considerarmos que grande parte dos estudantes, principalmente em cidades menores, acabarão nem ao menos tentando entrar em alguma faculdade por não ter condições de se manter longe de casa, esse novo projeto abre portas para que ele ao menos entenda como funcionam as principais formas de trabalho de sua região, tendo assim maiores chances de entrar no mercado e de não ser excluído dele por sua falta de oportunidades.

          Até então, apenas vantagens. Mas vale lembrar que os vestibulares são "universais" e não podem se adaptar à cada microrregião. Devemos cuidar para que o maior foco em certas áreas não acabe por diminuir a importância de outras matérias e assim acabem prejudicando aqueles que não desejam seguir a economia da cidade, mas que optam por escolhas diferentes em lugares mais distantes. Não apenas os professores, mas os alunos devem entender que, como afirmou José Fernandes de Lima, o Ensino Médio ainda é a conclusão do Ensino Básico no Brasil e que o projeto não tem a intenção de transformá-lo em curso técnico. Sabemos que a organização de muitas escolas públicas deixam a desejar, portanto deveremos manter os olhos muito abertos para que nosso futuro não seja comprometido em nome de interesses da escola/cidade, e que possamos receber uma educação melhor sem que nos prejudiquemos a nós mesmos.

Melhoria da Educação

O Brasil esta cada vez mais investindo na Educação,  isso é uma boa maneira de incentivar os estudantes a terem mais hábito de estudo. O aumento da tecnologia ajudou muito os estudantes a se interessarem mais pelos  estudos, facilitando a aprendizagem e ultilizando todos os recursos que ela nos oferece. A atitude do governo é um meio de incentivar os estudantes a escolherem sua profissão, são tantas, que acabam ficando em duvida e com medo de escolherem a que eles nao queriam realmente.
O brasil ainda precisa investir mais e mais econômicamente na educação, por que precisamos de um País com uma boa estrutura e formação dos jovens, para que podemos ter mais jovens instruidos e desenvolvido.
O Governo tinha que ter essa atitude a tempos, para os jovens aproveitatem mais, passarem a dar mais valor aos estudos e levar o Ensino Médio a sério.

Sávio H

Mudanças do governo para o Ensino Médio

Pelo o que vemos o Brasil melhora a cada dia não que isso seja um motivo para pararmos de  progredir mais sim um motivo para nos orgulharmos e lutarmos cada dia mais.
  A atitude do governo é muito boa para os jovens do Ensino Médio, é um incentivo para o progresso com o progresso. Com tantas opções de faculdades e de cursos  os jovens de hoje em dia têm muitas dúvidas sobre a profissão e a carreira que vão seguir até desanimam pensando muitas vezes que não há espaço pra eles, que não podem conseguir. Essa nova medida do governa facilitará a vida de muitas pessoas. É com isso que muitos jovens vão se sentir mais interessados em se formar agora não só no ensino médio mas em outras áreas. O Brasil terá muito mais jovens instruídos e desenvolvidos intelectuamente.
  Realmente só agora o governo está investindo mais na educação. Que isso melhore a cada dia mais, pois só assim teremos um país com menos desempregados e com mais desenvolvimento em que as pessoas terão vidas melhores através do esforço e da dedicação nos estudos e com o investimento e incentivo do próprio governo.
                                                              Nicole Lino Garcia

Maus-tratos a animais

A Holanda mostrou uma atitude que deve seguida por outros países em relação a proteção dos animais.

No Brasil o governo precisa ser mais rigoroso quando o assuto é natureza e animais. Vemos muitos animais na rua abandonados, tem gente que pega um animal para criar e, as vezes, no dia seguinte é capaz de abandoná-lo. Mas o que é revoltante é ver indivíduos que pegam animais e começam a bater neles por pura diversão, como a notícia de uma menina que jogou filhotes de cachorro em um rio, ou como a dona de uma fazenda no Pantanal que promovia caça ilegal de animais. Muitos animais também sofrem abusos em circos e rodeios, pior que muitas pessoas contribuem com isso quando pagam ingressos p/ assistirem a rodeios ou apresentações no circos que usam esses animais.

Isso não pode continuar assim, quem comete esse tipo de crime deveria ser preso, e não somente pagar uma multa, como a dona da fazenda que pagou a multa e foi solta.

A sociedade precisa tomar uma atitude diante disso, devemos denunciar os criminosos e não ter medo deles, enquanto nada for feito, a situação só piorará e mais animais morrerão.

Aline Oshiro

quarta-feira, maio 11, 2011

um passo para o ensino médio, um abismo para a faculdade.

Muitas vezes o que confunde a cabeça do estudante é o fato de ter tantas profissões para escolher, e não saber realmente aonde o mercado de trabalho está favorável para cada profissão. O trabalho, a carreira e a faculdade, apesar de serem etapas de um futuro próximo, parecem muito distantes da escola e do ensino médio.
É como se tudo isso fosse uma nova realidade, que em nada condiz com o que se aprende no ensino médio. A ideia de fazer o ensino médio articulado e promover atividades extra curriculares, faz com que o aluno se sinta mais interessado por sua profissão e saiba que nao será impossível encontrar uma área boa para se trabalhar. É realmente difícil aprender somente sobre tecnologia e indústria em uma região onde se explora o turismo, a ecologia ou as artes, por exemplo.
Os cursos diferenciados também são uma oportunidade de desenvolvimento para aqueles que ainda estão em dúvida sobre a profissão e de permanência de cada vez mais alunos na escola. O índice de evasão escolar aumenta, muitas vezes, porque o jovem nao encontra na escola um lugar para exercer seus talentos e aptidões. Algumas pessoas não se interessam por toda a matéria teórica, mas desenvolvem grande interesse quando as atividades partem para a prática.

Só agora o governo está com melhores investimentos na educação, e essa média deve se manter cada vez melhor para que se possa construir um país com menos desempregados e mais desenvolvimento.

Ana Clara

sábado, maio 07, 2011

Uma atitude confiável

É horrível o que vem acontecendo com nossos animais. O homem já não pensa mais no outro, somente em seu próprio bem estar. Matar, deixar na rua, mal tratar, por que tudo isto? Os animais são seres como nós, e devemos respeitá-los também.
É muito comum vermos cachorros na rua, todos horríveis. A atitude holandesa foi muito boa, porque desta forma, pessoas que tem pena destes pobres animais, podem ajudar de alguma forma. Muitas vezes, olhamos para estes animais, mas não podemos fazer nada mais, do que levá-los para um local mais seguro. Com a atitude holandesa, podemos ligar e ajudar, de forma confiável.
As atitudes do homem são surpreendentes. Ele consegue muito bem, fazer tudo de mal que quiser com um pobre animal, mas não imagina nem um pouquinho daquilo que fez no outro, acontecendo nele mesmo.

Iara Tonon

É hora de mudar

Não temos como negar que nossa população ainda não se adaptou ao homossexualismo. A discriminação está em toda parte, desde uma festa até a escola. As pessoas ainda não conseguiram abrir suas mentes e ver que todos são iguais, independente de raça e opção sexual.
Nossa situação é realmente difícil, porque não há como mudar a mente de milhões de pessoas. Campanhas, leis, passeatas, de que isto adianta, se o homem que se diz tão sábio não consegue ver o próximo sem o julgar? Tentar mudar é muito importante, mais o difícil é aturar as pessoas que ao verem você se expressar, não ligam, ou simplesmente gozam de você.
É muito fácil vermos em nosso dia a dia homossexuais que tem mais humildade, mais confiança e mais coragem do que muitas outras pessoas. Pelo menos eles são dignos de assumir, sem pensar em quaisquer outras conseqüências, o que realmente são.
O homem precisa pensar mais no que ele faz, e deixar de lado o que pensa sobre os outros. A perfeição não existe em ninguém, e por este e outros milhões de motivos, devemos parar de julgar o outro por aquilo que ele demonstra ser, e passar a considerá-lo pelo que tem dentro dele.

Iara Tonon

quarta-feira, maio 04, 2011

Valorização dos animais?

Holanda, com leis protetoras aos animais, cria linha telefônica para socorre-los dando direito à vida a esses pequenos seres irracionais. Esta sem dúvida é uma ação útil, mas talvez, com um pensamento pouco amplo. Ótimo, agora os holandeses podem ligar 144 e denunciar produtores de carne em cultivo de gado.

Valorizar animais? Não venham com esta.
Se você pensa que valorizar um animal é apenas pegar um cachorro na rua e lhe dar um lar, ração e carinho, está enganado. Com exceção de alguns vegetarianos, ninguém no mundo pensa em valorização animal quando está comendo um suculento hambúrguer bovino no almoço ou na janta.

Eu, particularmente, vejo como maus tratos, ou tortura, qualquer ação contra seres indefesos causando sofrimento ou dor. E é por tortura que um animal tem que passar para termos carne em nossos pratos diariamente. O que difere isto de um cachorro que sofre maus tratos sem “dono”? Nada. Violência contra um animal, em qualquer olhar, é um ato desumano, não importando se vamos comer o resultado.

Um animal só será valorizado quando a CARNE sair da cadeia alimentar humana.

Rubens Guilherme

Direitos Animais

Porque dizem que rodeio é maltrato de animais e não dizem que jogar cães e gatos na rua também é?

Talvez apareça com menos ênfase na mídia, embora esse assunto já tenha sido tratado pela mídia inúmeras vezes, defendendo os direiros dos animais a serem felizes.
O problema do rodeio é mais polêmico porque os defensores do rodeio se negam a admitir que isso maltrata os animais. Eles pensam apenas na festa, no dinheiro e não no pobre animal que pula porque sente muita dor, que leva esporada, que é laçado e jogado ao chão sem dó nem piedade.
Dizer que o bicho é bem tratado, que tem quem cuide dele é "conversa pra boi dormir".
Bicho valorizado? Isso quer dizer que o dono dele ganha mais dinheiro com a venda dele e não que o bicho seja feliz.
Achar que os animais de rodeio tem que se sentir felizes porque tem uma festa para eles? Será que esse povo não raciocina que a festa é para o povo que gosta disso e que o animal é a vítima?
Aposto que ninguém gostaria de ter casa e comida garantidos para ser violentado dessa maneira. Os animais tem vida que nem o ser humano, tambem tem coração, sentimentos e se sentem infelizes por serem maltratados.Até onde isso vai chegar? Até que nao exista mais os animais?
Devemos por a mão na conciencia, por que os animais fazem parte da vida e não podemos acabar com ela.

Sávio Henrique Galdino :D

domingo, maio 01, 2011

Conscientização

No Brasil existem várias leis que pune os agressores de animais, mas será que é o suficiente para que tenhamos a consciência de que os animais também sentem?
A Holanda fez muito bem em fazer este disque denuncia, pois muitas pessoas têm medo em denunciar quem trata mal os animais, e investir em ajudar esses animais inocentes que não tem como se defender, muito menos pedir ajuda. A sua iniciativa pode tornar exemplo para outros países e melhorar a condição de vida de animais mal tratados.
Vemos nas ruas muitos animais abandonados e não pensamos o porquê dele estar ali. Antes de adquirirmos um cachorro ou qualquer animal, precisamos ver as nossas condições, porque é fácil adquirir um animal hoje em dia e é fácil também coloca-lo na rua. Mas nós chegamos ao ponto de sermos ignorantes e maltratamos seres vivos.
Cada um tem que ter consciência de que os animais sentem e que se trata-los bem, pode ter certeza que eles vão retribuir da melhor maneira possível. Não é a toa que chamamos o cachorro de melhor amigo do homem.

Laila Fernanda

Acredite no que é novo .

Pela primeira vez, o Brasil está sendo governado por uma mulher . Dilma ganhou a eleição para presidente e está mostrando serviço. O preconceito contra as mulheres e o machismo de antigamente nao está mais tão presente no dia - dia dos brasileiros, tanto é que a maioria deles votaram em uma mulher pra presidente do país .


A mulher é como o homem , pode fazer as mesmas coisas que ele , e ás vezes faz até melhor . Se tem mulheres ( ainda são poucas ) dirigindo caminhões nas rodovias do país , porque nao pode ter uma mulher governando esse "brasilzão" todo ? Precisamos ter a mente mais aberta , e acabar com os preconceitos e as bobagens que não nos levam pra frente . Um povo menos ignorante e mais educado , com certeza irá ajudá - la a governar .



Isabela M. Chagas

Animais também tem seus direitos

Podemos dizer que os animais sofriam um certo preconceito, já que são poucas leis que os beneficiam,em muitos casos os animais são violentados por seus donos que deveriam dar carinho a eles. Nas cidades é muito comum ver cachorros e gatos que vivem nas ruas, se alimentando dos restos que ficam pelo chão, penso que se a pessoa quer ter um animal de estimação esta pessoa tem que saber das suas obrigações e realiza-las, mas em muitos casos isso não acontece, as pessoas pensam "nossa esse cachorro só está me dando prejuízo" e acabam por abandoná-los, para que isso não ocorra o animal tem que aprender a respeitar ao dono, os donos devem educá-los, claro sem violência. 

A Holanda mostrou que importa com os animais e devem cuidar deles, com essa linha telefônica, os animais vão  estar protegidos por uma lei e por policiais que querem o bem deles, basta ver também que a infra-estrutura que vão abrigar esses animais deve ser de altíssima qualidade, pois assim os animais terão a proteção de todos.

Thales

Não tenha medo de denunciar

    A Holanda saiu sim na frente criando um disque denuncia para crime contra os direitos dos animais, mas será que isso realmente diminuirá tais crimes? É um fato a se pensar. No Brasil há vários atirgos e leis que defendem os direitos dos animais e que também punem os infratores. Todo mundo sabe que maus tratos aos animais é crime e muitas vezes acham isso normal e fecham os olhos para o que acontecem ao seu redor.
    Segundo a advogada Karem Scheid “A maioria das pessoas não quer ser identificada, ou por se tratar de um vizinho ou por medo de represália. Por isso não denuncia os maus-tratos que muitas vezes testemunha. Mas a omissão também pode representar perigo”. E é simplesmente  a verdade, as pessoas têm medo de se identificar e não realiazam suas denuncias, que no Brasil podem ser feitas em delegacias ou em associações de defesa dos animais, e acbam omitindo um crime.
    Embora no Brasil as penas para aqueles que cometem crimes contra os nimais são brandas, segundo especialista, Devemos sim denunciar para que cada vez mais as pessoas pecebam que os animais também têm seus direitos q e que devemos respeitalos. Devemos deixar o medo da opressão, e denunciar esses criminosos, asassinos, covardes, que acham legal mal tratar um outro ser vivo.
    Essas pessoas que mal tratam os seus mascotes, deveriam antes de adiquirilo seja de qualquer forma, pensar se está disposto a cuidar desse animal, se tem condições de sustentalos já que despesas de clinicas veterinárias e pet shops não são nem um pouco baratas. E também, não só na questão financeira, mas também na paciência que você tem para lidar com um ser irracional que não entende o que você fala. E por outro lado aqueles que caçam, traficam, ou os mal tratam em apresentações artistícas, como em circos, deveriam ser punidos de forma mais severa, afinal atetar contra a vida é crime inafiansavel.
     E por fim digo que SIM  a Holanda deu um grande passo para porteger seus animais, já que as pessoas se sentirão mais seguras em denunciar de forma anônima, e ter a certeza de que o criminoso será punido de  forma adequada.


Sávio Moreira Carimbá





   

É a igualdade.

  A presidenta Dilma Rousseff pode até ser a primeira presidente mulher do Brasil, mas não vejo isso particularmente como algo extraordinario, as mulheres são capazes de fazer tantas coisas quanto os homens, e considerando o direito de igualdade, nesses aspectos acho que não deveriamos olhar a presidenta Dilma, como uma mulher e sim como apenas um novo presidente.
  Não vejo nada de diferente na presidenta mesmo acreditando que ela possa ser capaz de governar o país de uma maneira surpreendente, ela não deveria ser tratada como uma pessoa muito diferente de outros presidentes, acho que ela sera uma otima governante e que o pais ira continuar no caminho certo.
  A presidenta Dilma pode ter uma grande experiencia e ideais firmes e tudo mais, não acho que dessa vez sera algo extremamente diferente de outros.

Hector

Até quando ?

  O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, e que só no Brasil movimenta cerca de 700 milhões de dólares (americanos) por ano. Só das selvas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais por ano, e por cada animal vendido morrem nove.O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis, sobrevive da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza. Sâo dados reais e comprovados , isso é justo ? 
                       Temos que agradecer a Holanda por começar um movimento tão digno e necessario . É um ato de consciência , que quase não vemos por ai , pessoas ajudando animais . 8.000 denuncias por ano , isso não é normal , o que um animal pode fazer de tão mal pra uma pessoa ? ao ponto de ser agradido covardemente , e até morto. Um ser que simplismente não terá nenhuma reação ao ser agradido . O animal é iracional , e obviamente não entendera porque está apanhando , e sendo violentado.
                         Chega de tanta violência contra animais ! O homem chega a ser tão ignorante ao ponto de tirar um animal de seu habitat pra vende-lo , mata-lo . Alguém se sentiria bem ,se um outro ser arrancasse sua pele , pra fazer um casaco ? Alguém se sentiria bem , se quando criança fosse abandonado nas ruas ? como fazem com cães . Acho que não. Então vamos nos conciêntizar e abrir os olhos enquanto é tempo .


"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."
LEONARDO DA VINCI




                     Renan Monticeli Furtado 

A Verdadeira Vítima

 “O que a gente quer é que o professor esteja atento a essa situação de homofobia. A escola precisa ser um espaço de respeito e de formação cidadã.” ( Trecho do texto Você já aprendeu a conviver com a diversidade sexual ?  )
Ultimamente os professores aparecem muito no papel da vítima, reclamam a sobre a indifereça dos alunos em relação às aulas,  da apatia, da falta de educação e respeito. Talvez eles não tenham reparado em coisas que acontecem todos os dias em suas salas de aula. Não creio que o professor deva ''criar'' um aluno porque isso é claro é papel de quem o colocou no mundo, mas respeito e atenção são coisas recíprocas.
Piadinhas e brincadeiras acontecem em sala de aula mais até do que os debates sobre a matéria. Percebo isso lá na escola muito fácil; professores tão anti-éticos quanto alguns alunos. Participam indiretamente das piadas sem pensar nas consequências disso para quem está sendo chacotado.
Não culpo ninguém por intolerância religiosa, racial ou sexual. Tudo é fruto do que aprendemos em casa e principalmente absorvemos da mídia que usa da diversidade sexual para fins humorísticos e audiência.
O que me preocupa mais é a evasão escolar, como confiar em profissionais que no fundo compartilham das mesmas idéias que alguém que as dissipa ofendendo um colega de classe? Para um aluno resolver parar de estudar por bullyng a situação já devia ter se tornado bem explícita aos olhos da direção e nenhuma providência ser tomada. Acho também o kit anti-homofobia extremamente agressor à quem é alvo dele, imagino um vídeo com lições de moral anti-homofóbicas sendo passado em uma sala : risos, piadas, comentários e é claro muita vergonha e constrangimento para quem é alvo dele.
As escolas não tomam medidas drásticas contra os agressores porque têm da opinião deles. Sinceramente, não sei a solução pra tanta ignorância e corrupção.






Marcela Jacob

Violência cultural

                O caso de Realengo é só mais um caso de violencia no Brasil , fato , porque pode se olhar para os lados hoje ,  as pessoas nem lembram mais da história.  É simples , se não foi ninguém da minha familia , ou nem eu  , pra eu vou me preocupar com isso ? é assim que muitas pessoas devem pensar . A sensibilidade é bem pouca , a preocupação com a nação que vivemos minima .                                                                   
           Pense na familia das pessoas que morreram , é uma infelicidade enorme e sem solução . Em pensar que esse caso de Realengo , é só mais um , dos outros varios que podem vir , porque a sociedade Brasileira está se tornando cada vez mas agressiva , e imoral . Não vai ser facil domesticar esse tipo de pessoal , uma vez que eles conheceram a violência . 
           Se um dia quisermos ter paz , teremos que ter educação , e uma escola de qualidade , para que a criança cresça com a mente aberta , e não como vemos por ai , crianças com menos de 10 anos de idade , e que ja trafica drogas ou é até mesmo usuario . O caso de realengo serve como exemplo , que antes de atirarmos pedras e julgarmos , deve se existir paz .         


            Renan Monticeli Furtado    :D                                                                                                                                       

Proteção aos animais

Mais uma vez nos foi dado um exemplo de como lidar com questões ambientais. Cuidar do meio ambiente não é somente não pisar na grama ou fechar a torneira quando for escovar os dentes. É preciso olhar como um todo, olhar como  somos dependentes dos outros seres vivos, assim como muitos dependem de nós.

Infelizmente alguns animais nao conseguem se defender sozinhos de muitas situaçoes de perigo ou abuso, e é nessa hora que devemos entrar em ação e ajudá-los. A Holanda  já levou isso para o lado político. Na minha opinião, nao seria necessário criar leis pra isso, mas como o medo é a unica forma eficiente de organização em certas situações, essa medida foi mais do que certa. é muito facil maltratar um animal que muitas vezes não pode se defender e sair impune disso. É fácil pensar que o ser humano é muito superior aos outros animais, principalmente os domésticos. Os maus tratos não estão apenas no contrabando nas florestas, mas podem se tornar ''invisíveis'' no momento em que ocorrem dentro de casa. Inúmeros são os maus tratos a cães, gatos ou passarinhos que deveriam estar sendo bem cuidados por seus donos em um lar. Recentemente, a marca  de sapatos e bolsas Arezzo lançou uma coleção chamada ''Pelemania'' , feita com peles de animais. Mesmo sendo uma ação absurda, houve uma boa consequência. Internautas de vários lugares começaram seus protestos imediatamente via twitter ou facebook, e deram um exemplo de consciência e cidadania. A Arezzo tomou providências e retirou todos os produtos dessa linha das lojas.

É dessa consciência que todas as pessoas precisam, a de se manifestar  sem a necessidade de leis ou punições. Somos totalmente capazes de agir pela paz e pela preservação da vida sem esperar recompensa imediata.

Ana Clara

Notícias sobre a Dilma

José Ruy
 

Dirceu derrota Dilma

O ex-ministro da Presidência no primeiro mandato de Lula, José Dirceu, banido da vida pública pelo Congresso por corrupção e principal réu do processo do ‘mensalão’ que tramita no Supremo Tribunal Federal, mostrou que recuperou a sua força interna no Partido dos Trabalhadores e impôs uma inesperada derrota à presidente Dilma Rousseff. Dirceu, numa manobra de bastidor durante a madrugada, conseguiu tirar da corrida para a presidência do PT o favorito de Dilma, Humberto Costa, e fez eleger para o cargo o seu indicado, Rui Falcão.
Dilma Rousseff, segundo pessoas próximas, ficou bastante contrariada com a manobra de Dirceu e com a eleição de Falcão, pessoa contra quem a presidente tem várias restrições. Dilma e Lula apoiavam a candidatura do ex-governador do estado de Pernambuco, Humberto Costa, um bom administrador e político moderado, cuja eleição parecia até quinta-feira praticamente certa. A manobra de Dirceu, no entanto, desencadeada a partir de Londres, onde estava nesse dia, provocou uma reviravolta.
Mas a coisa não vai ser fácil a partir de agora. Dirceu e o grupo que ele lidera dentro do PT têm uma sede quase ilimitada de poder, querem ainda mais cargos no governo e em estatais, e, além disso, a relação pessoal entre Dilma e Falcão não é das melhores. Rui Falcão chegou a ser o coordenador da campanha de Dilma à presidência, no ano passado, mas a então candidata destituiu-o ao deflagrar na imprensa o escândalo da suposta contratação de agentes secretos para elaborarem dossiês sobre a vida privada de opositores, esquema que, segundo os media, seria articulado pelo próprio Falcão. Ele sempre negou, mas Dilma perdeu a confiança nele e afastou-o.

Programa do governo de Dilma

Renan Borges
   O improvisado programa de governo da candidata Dilma Rousseff é mais criticável pelo que não contém do que pelo seu conteúdo arrependido, que levou à apressada retirada de pontos polêmicos. As 22 páginas do documento repetem o estilo presente nos programas do PT de 2002 e 2006: está mais para uma coleção de desejos e promessas - a maioria reprisada das duas últimas campanhas eleitorais - do que para um texto inovador, capaz de avançar em acertos, corrigir erros e criar novas ações, refletindo o aprendizado e a experiência adquiridos em oito anos de governo. Os principais entraves ao progresso e ao desenvolvimento econômico e social não estão ali. Ou melhor, alguns estão, sim, mas burocraticamente listados ou copiados do passado, sem aprofundar suas causas nem indicar caminhos para superá-los.
Alguns itens omitidos no documento e que são fundamentais para equilibrar as finanças do Estado e garantir o crescimento econômico e o progresso social sem riscos de retrocessos:Investimentos, reformas, energia, dívida, corrupção, educação e saúde.
 Diferentemente de Lula, ela não tem história no PT, muito menos domínio das conflitantes tendências políticas que ali convivem. Lula fez o que quis sem consultar o PT e nas divergências enquadrava a militância. Não será assim com Dilma. Pior ainda quando for ela a enfrentar o fisiologismo do PMDB. Falta-lhe traquejo político para lidar com as demandas por cargos, verbas e favores vindos de Michel Temer, José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, etc.

Um novo Brasil

   O Brasil está começando uma nova  governado agora pela presidente (presidenta para os mais íntimos) Dilma Roussef.
    Estou feliz, pois o Brasil está começando uma nova fase, com novos planos e projetos. Mas para um governo ser bom ele não precisa ser um governo com luxo e frescuras ele deve primeiramente atender o seu principal objetivo: atender as necessidades da população. Como: melhorando a saúde, aumentado o desenvolvimento do país, exterminado a pobreza, dando educação de qualidade para todas as crianças e estudantes, mantendo a organização e dando mais oportunidades de empregos.
  Cada partido tem seus objetivos e suas metas a serem cumpridas, contanto que os partidos no geral faça o melhor para a população pode ser usado todo tipo de estratégia para tentar se melhorar o país lógico que com honestidade.
     Muitas pessoas não gostaram da Dilma ser eleita mais temos que lembrar que não podemos cobrar apenas dos políticos temos que fazer a nossa parte também para podermos viver em um lugar melhor.
      Dilma tem um perfil de uma pessoa batalhadora e que luta pelo seus ideais.Mas não dá para saber se os próximos ano do seu governo serão bons, mas sinceramente espero que ela consiga cumprir todos os seus objetivos e metas.
                                           NICOLE LINO GARCIA