domingo, maio 01, 2011

Notícias sobre a Dilma

José Ruy
 

Dirceu derrota Dilma

O ex-ministro da Presidência no primeiro mandato de Lula, José Dirceu, banido da vida pública pelo Congresso por corrupção e principal réu do processo do ‘mensalão’ que tramita no Supremo Tribunal Federal, mostrou que recuperou a sua força interna no Partido dos Trabalhadores e impôs uma inesperada derrota à presidente Dilma Rousseff. Dirceu, numa manobra de bastidor durante a madrugada, conseguiu tirar da corrida para a presidência do PT o favorito de Dilma, Humberto Costa, e fez eleger para o cargo o seu indicado, Rui Falcão.
Dilma Rousseff, segundo pessoas próximas, ficou bastante contrariada com a manobra de Dirceu e com a eleição de Falcão, pessoa contra quem a presidente tem várias restrições. Dilma e Lula apoiavam a candidatura do ex-governador do estado de Pernambuco, Humberto Costa, um bom administrador e político moderado, cuja eleição parecia até quinta-feira praticamente certa. A manobra de Dirceu, no entanto, desencadeada a partir de Londres, onde estava nesse dia, provocou uma reviravolta.
Mas a coisa não vai ser fácil a partir de agora. Dirceu e o grupo que ele lidera dentro do PT têm uma sede quase ilimitada de poder, querem ainda mais cargos no governo e em estatais, e, além disso, a relação pessoal entre Dilma e Falcão não é das melhores. Rui Falcão chegou a ser o coordenador da campanha de Dilma à presidência, no ano passado, mas a então candidata destituiu-o ao deflagrar na imprensa o escândalo da suposta contratação de agentes secretos para elaborarem dossiês sobre a vida privada de opositores, esquema que, segundo os media, seria articulado pelo próprio Falcão. Ele sempre negou, mas Dilma perdeu a confiança nele e afastou-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário